O último encontro arriscado entre orcas e uma embarcação na costa espanhola está em destaque no jornal norte-americano “The Washington Post”, que revela o vídeo desse incidente. Não se trata de um caso isolado, como destaca a publicação.
Desde 2020 que o número de casos tem aumentado. Uma evidência sublinhada pelo Grupo de Trabalho Orca Atlântica, frisa o “Público”. A organização que acompanha o comportamento da orca ibérica nota que, em maio, foram registados 20 incidentes de diferentes gravidades.
Em todo o ano de 2022, foram registadas 207 interações. Nos casos mais graves, as embarcações ficaram gravemente danificadas e houve até algumas que chegaram a afundar-se.
As orientações do Ministério dos Transportes da Espanha estipulam que sempre que os navios observarem qualquer alteração no comportamento das orcas – como mudanças bruscas de direcção ou velocidade – devem deixar a área o mais rapidamente possível.
O objectivo é evitar provocar, ou agravar, o stress animal durante as manobras. Toda a interacção entre um navio e uma orca deve ser relatada às autoridades, acrescentou o ministério.
Para evitar incidentes graves, as autoridades têm alertado para que as embarcações abandonem as zonas assim que percebam que os animais demonstram mudanças bruscas de comportamento. Alguns especialistas têm alimentado a teoria de que estes incidentes sucessivos podem ter origem numa ocorrência registada em 2020, quando uma orca sofreu um choque com uma embarcação.
O trauma provocado poderá explicar a reação dos restantes animais, que poderão estar a replicar o comportamento da orca ferida. Uma espécie de “aprendizagem social” em comunidade. Certo é que ainda ninguém sabe qual o real motivo, mas o perigo existe.
In the early morning Thursday, killer whales smashed into a sailboat off the southern coast of Spain, puncturing its hull and damaging its rudder. Spanish authorities raced to save the sinking vessel, according to Reuters, but it was in such disrepair it had to be towed ashore.… pic.twitter.com/b7B9LXy5MJ
— The Washington Post (@washingtonpost) June 3, 2023