Na cidade

Atenção: as novas escape rooms de “Harry Potter” e “007” estão no LoureShopping

Também existe uma sala "Alex Rider", a série de sucesso da AXN que se juntou ao centro comercial e à Mission To Escape.
Esperemos que Voldemort não o apanhe.

As escape rooms, um conceito norte-americano de entretenimento, somam cada vez mais adeptos em Portugal. No início de 2022 abriu um novo espaço em Santa Clara. Desta vez, as novas salas temáticas do País estreiam-se no LoureShopping, tendo sido inauguradas esta quinta-feira, 10 de fevereiro.

Tudo começa com um grupo de jogadores que fica preso numa sala. O objetivo é resolver enigmas, puzzles e charadas para avançar no jogo, antes que o tempo se esgote. Os jogadores devem trabalhar em equipa para superar os desafios. Apesar de terem conceitos diferentes, todos têm uma componente misteriosa e enigmática, sendo a inteligência o fator determinante para alcançar a vitória.

O novo espaço no centro comercial de Loures tem assinatura da Mission To Escape, empresa que já se encontra no Porto e Lisboa, e que agora criou três novas escape rooms para os fãs de séries e filmes. “Para o LoureShopping, pensámos em cenários inspirados num contexto cinematográfico e televisivo que, em conjunto, criam experiências imersivas capazes de levar os participantes desta novidade a transportarem-se para o universo dos seus filmes preferidos. Por outro lado, o facto de poderem ser, por um dia, um agente secreto, um espião ou até um feiticeiro, torna o jogo mais desafiante e quase mágico para todos aqueles que se atreverem a participar, a pares ou em grupos de até sete pessoas”, contam-nos Vanda Dias, diretora do centro comercial, e Tiago Duarte, responsável pela Mission To Escape.

Esta nova experiência integra três cenários distintos. Uma das salas inspira-se no famoso universo de “Harry Potter”. “Wizard School” “vai deslumbrar pequenos e graúdos, fãs e muggles”, descrevem. As condições exigidas aos aprendizes de feiticeiros para entrar nesta aventura são a coragem, a criatividade e a determinação para decifrar os mistérios que as paredes, repletas de história e enigmas, guardam.

O jogo “008 – License to Escape”, inspirado no espião mais famoso de Inglaterra e do mundo, dá oportunidade aos aspirantes a agentes secretos de usufruírem de um ambiente onde poderão viver parte das aventuras que já os fizeram vibrar no ecrã. “Os candidatos ao cargo de espião, ao serviço de sua majestade, vão ser transportados ao longo dos cenários mais conhecidos dos filmes, e terão de manter o clássico charme tão conhecido de 007 que arrebata corações ao pedir a sua bebida clássica, batida e, nunca mexida.”

Por último, temos uma colaboração entre ambas as entidades e o AXN, na sala “Alex Rider – Spy Academy”. Este desafio leva-nos ao Colégio Point Blanc, onde cada participante terá que vestir o seu melhor fato de espião e resolver a missão, que promete ser uma diversão cheia de mistérios e armadilhas.

“O LoureShopping definiu como um dos objetivos para 2022 tornar-se num espaço de encontro onde a oferta cultural e de entretenimento serão uma referência. Esta ação, levada a cabo em parceria com o AXN, vem materializar este posicionamento estratégico, que visa envolver também o centro com a sua comunidade”, conta a diretora do shopping. O AXN, por sua vez, torna-se no primeiro canal de entretenimento a criar uma experiência de escape room fixa.

A colaboração entre o centro comercial e a Mission to Escape não terminou, garantem-nos ambas as partes. “As próximas iniciativas incluem a inauguração de um espaço para eventos dentro da loja no LoureShopping (aniversários, teambuildings, etc.), numa oferta complementar à dos jogos e que já proporcionamos aos nossos clientes. Vamos criar dinâmicas para miúdos desde os seis anos e também para adultos”, revela Tiago Duarte.

Além disso, a marca responsável pelas salas temáticas já está a planear algo inédito no País: escape rooms móveis. “Estamos a planear uma tour por Portugal continental, numa experiência que pretende criar uma fusão entre as famosas séries ‘Prison Break’ e ‘La Casa de Papel'”, explica. “Na prática, é um veículo de grande dimensão com uma escape room no seu interior, um projeto pioneiro no País e que vai funcionar como a 13.ª escape room da Mission to Escape.”

A médio prazo, desejam expandir a oferta de salas com jogos tanto em Lisboa, como no Porto — sem esquecer, claro, o LoureShopping. Pode visitar o site da insígnia para conhecer os outros espaços e jogos temáticos.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT