Na cidade

Atenção: chuva e vento fortes e persistentes voltam na segunda-feira

Esperam-se valores de precipitação acumulada muito fortes, devido à passagem de uma depressão.
Prepare-se.

Prepare o guarda chuva e as galochas: depois de um fim de semana frio, mas soalheiro, a chuva e o vento fortes vão voltar a Portugal já a partir da próxima segunda-feira, 19 de outubro. Segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), é esperada uma mudança no estado do tempo a partir desse dia com chuva forte, persistente e generalizada no território de Portugal continental — e que permanecerá até meados da próxima semana.

O IPMA avisa mesmo: os valores de precipitação acumulada em 24 horas, em especial no dia 20, terça-feira, poderão ultrapassar 50 milímetros em vários locais do território, podendo ser superior a 100 milímetros nas zonas montanhosas. Esta situação será igualmente acompanhada por vento de sudoeste temporariamente forte e com rajadas entre 70 e 90 quilómetros por hora, podendo ultrapassar 100 quilómetros por hora nas terras altas.

Estas condições devem-se à persistência de sistemas depressionários na região do Atlântico a oeste e noroeste da Península Ibérica diz o instituto, aos quais estão associadas ondulações frontais. A agitação marítima na costa irá também aumentar gradualmente a partir do dia 20.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

NiTfm
Novos talentos

AGENDA NiT