Na cidade

Atenção: circulação automóvel em Lisboa vai ser condicionada na Passagem de Ano

A capital vai ficar caótica devido às multidões e às ruas cortadas na Praça do Comércio e Parque das Nações.
É melhor ir cedo.

Se está a pensar passar a última noite do ano no Terreiro do Paço ou no Parque das Nações, o melhor é sair de casa com tempo. Como tem sido habitual, as deslocações na cidade vão ser afetadas quer pela multidão como pelas restrições ao trânsito.

 A circulação rodoviária será limitada em algumas zonas da capital devido à celebração da Passagem de Ano anunciou a PSP esta quinta-feira, 28 de dezembro. “As medidas a adotar incluem condicionamentos da circulação rodoviária em diversas artérias das freguesias de Santa Maria Maior e Parque das Nações, e a criação de pontos de controlo do acesso da população à Praça de Comércio”, afirma o Comando Metropolitano de Lisboa.

 A partir das 16 horas do próximo domingo (31 de dezembro) o acesso de veículos ao Terreiro do Paço será proibido, bem como aos arruamentos envolventes. No Parque das Nações, também haverá condicionamentos, especialmente na rotunda dos Vice-Reis e na Rua do Bojador. A interdição só será levantada às 5 horas de dia 1 de janeiro (segunda-feira).

A PSP aconselha, por isso, a utilização de transportes públicos na última noite de 2023. Já no que diz respeito à entrada no recinto onde se vai realizar o tradicional concerto de Ano Novo, relembra que serão fiscalizadas todas as pessoas que tentem entrar com objetos proibidos. Guarda-chuvas, armas de fogo, garrafas e copos de vidro, explosivos, drogas, seringas, buzinas de ar comprimido, apontadores laser, selfies, megafones, bancos, cadeiras e capacetes são alguns deles.

Os condicionamentos de trânsito vão ocorrer nos seguintes locais:

Praça do Comércio

Avenida 24 de Julho, no sentido do Cais do Sodré, a partir do entroncamento com a Avenida Dom Carlos I;

Rua de São Paulo e artérias adjacentes; 

Largo Barão Quintela e artérias adjacentes; 

Rua do Alecrim e artérias adjacentes; 

Largo do Chiado e artérias adjacentes;

Rua Victor Cordon e artérias adjacentes;

Todas as artérias da Baixa Pombalina situadas entre a Praça Dom Pedro IV, a Praça da Figueira e a Praça do Comércio;

Cais do Sodré e artérias adjacentes;

Largo do Duque de Terceira e artérias adjacentes;

Largo do Corpo Santo; 

Rua do Arsenal; 

Avenida da Ribeira das Naus; 

Avenida Infante Dom Henrique, entre a Praça do Comércio e o Viaduto da Avenida Mouzinho de Albuquerque; 

Rua da Alfândega;

Rua do Cais de Santarém;

Largo do Terreiro do Trigo;

Rua do Terreiro do Trigo; 

Rua do Jardim do Tabaco.

Parque das Nações

Rotunda dos Vice-Reis, entre as 23h20 e a uma da manhã de dia 1 de janeiro (horários sujeitos a alteração mediante avaliação das questões de segurança nos locais): trânsito impedido de aceder à Avenida da Boa Esperança, entre este local e a Rua do Bojador. Também não será possível aceder à Alameda dos Oceanos no sentido do Centro Comercial Vasco da Gama;

Rotunda do Bojador, entre as 23h20 e a uma da manhã de dia 1 de janeiro (horários sujeitos a alteração mediante avaliação das questões de segurança nos locais): trânsito impedido de circular na Rua do Bojador, entre a Avenida da Boa Esperança e a Rotunda da Altice Arena.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT