Na cidade

Atenção: circulação no Túnel do Grilo vai estar condicionado nos próximos meses

A circulação na infraestrutura da IC17/CRIL vai sofrer fortes condicionamentos de trânsito devido a obras de requalificação.
É um dos mais movimentados em Lisboa.

A circulação rodoviária no Túnel do Grilo vai estar condicionada a partir das 22 horas desta segunda-feira, 8 de julho — durante nove meses. Os constrangimentos são motivados pelas obras de reabilitação e modernização da infraestrutura, situada no lanço Olival Basto/Sacavém do IC17/CRIL (Circular Regional Interior de Lisboa), entre as freguesias da Charneca do Lumiar (Lisboa) e Camarate (Loures).

“Para fazermos esta intervenção iremos ter forçosamente de condicionar [o trânsito]. Atualmente, por galeria, temos quatro faixas de rodagem. A partir de 8 de julho, serão limitadas três faixas disponíveis por galeria. A redução manter-se-á durante toda a fase de execução”, explicou Pedro Gonçalves, gestor da empreitada realizada pela Infraestruturas de Portugal (IP), citado pelo “Diário de Notícias”.

Complementarmente, entre as 22 e as 6 horas irá proceder-se ao “corte de vias suplementares, reduzindo para duas e, eventualmente, para uma”. Durante esse horário, “pontualmente, por um período máximo de 15 minutos, poderá haver a necessidade de cortes totais por galeria”, para se “proceder a trabalhos especiais”, nomeadamente a montagem de plataformas.

O objetivo da intervenção, orçada em 14 milhões de euros e com um prazo de execução de 275 dias, será dotar a infraestrutura já com mais de 20 anos de “equipamentos e tecnologia recentes”. As melhorias previstas incluem o sistema de drenagem, a colocação de um novo pavimento e a substituição dos sistemas de iluminação, ventilação e rede de combate a incêndios. Serão ainda adicionados sistemas de e deteção de matérias perigosas, de controlo de velocidade (radares), contagem e classificação de veículos e de videomonitorização.

Inaugurado em 1998, atualmente, o Túnel do Grilo regista um tráfego médio diário de mais de 115 mil veículos.

 

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT