É oficial, está aberta a época do esqui na Serra da Estrela. A neve começou a formar o tapete ideal para a prática da modalidade e o regresso do frio a sério permitiu que as máquinas pudessem dar início a produção da neve artificial.
O anúncio da abertura das duas pistas do Cântaro e do Covão aconteceu esta quinta-feira, 5 de janeiro, numa publicação oficial da Estância de Ski da Serra da Estrela. As pistas abrem com o apoio do tapete rolante e do teleski.
A contribuir para esta abertura — que deveria ter acontecido em dezembro, como é habitual — estão as temperaturas próximas dos zero graus, que têm permitido a acumulação de neve. Espera-se que o tempo permita a prática do esqui e do snowboard até pelo menos abril.
Por abrir encontram-se ainda as restantes 12 pistas que compõem a estância do ponto mais alto de Portugal continental. As duas pistas já abertas são também as classificadas como muito fáceis de esquiar.
Têm 229 e 155 metros, respetivamente, em contraste com as outras sete outras pistas balizadas. Há ainda nove pistas de neve natural que, por enquanto, se mantêm encerradas.