Um novo relatório sobre águas balneares da Agência Europeia do Ambiente revelou que, em 2024, 82,6 por cento das praias e rios utilizados para banhos em Portugal tinham uma qualidade “excelente”. O número, porém, está abaixo da média de 85 por cento da União Europeia e preocupa organizações ambientalistas.
No ano passado, foram recolhidas amostras de 673 locais, dos quais 512 na zona costeira. Do número total, 556 são de qualidade “excelente”, 73 “boa” e nove “fraca”. A classificação tem por base a presença da bactéria Escherichia coli (E. coli) e de bactérias Enterococci intestinais.
A organização ambientalista ZERO classificou o resultado como alarmante. “O pior é a tendência verificada, já que nos últimos quatro anos passámos de 88,5 por cento em 2021 para 82,6 por cento em 2024; com 2022 e 2023 a registarem 84,8 e 86,2, respetivamente”, disse, em comunicado.
Atualmente, entre as nove praias de “má” qualidade do País, oito estão abertas a banhos (seis no continente e duas na Madeira). A exceção vai para o Ilhéu de Vila Franca do Campo, na ilha de São Miguel, nos Açores
“Cinco são águas balneares interiores, evidenciando uma maior vulnerabilidade, enquanto quatro são costeiras”, aponta a ZERO. “Apenas uma das nove praias não estará em funcionamento nesta altura”.
Há, no entanto, boas notícias. Recentemente, Portugal bateu um novo recorde com 81 praias “zero poluição” — em 2024, contou apenas com 59. Entre as novidades, estão 12 concelhos que passaram a integrar a lista das regiões com pelo menos um destino balnear com a distinção, dos quais Lourinhã, Peniche, Santiago do Cacém, Sines e Torres Vedras. Além disso, 404 praias hastearam a bandeira azul.
No entanto, a ZERO diz que é preciso ter atenção à subida de zonas balneares com “má” qualidade nos últimos anos, e pede aos banhistas que sigam sempre a informação e os avisos da Agência Portuguesa do Ambiente (APA), através de um novo site disponibilizado este ano pela entidade.
Carregue na galeria para conhecer as oito praias classificadas com qualidade “má”, que estão abertas a banhos.