Na cidade

Atenção: já há neve no Gerês e na Serra da Estrela

O parque nacional e algumas serras do Minho já se encontram pintadas de branco (mas não são as únicas).
A magia voltou.

O fim de semana de Carnaval vai ser ainda mais mágico para algumas pessoas, especialmente se viverem no Norte do País. Naquela região de Portugal, começaram a cair flocos de neve na madrugada deste sábado, 10 de fevereiro.

O Parque Nacional da Peneda Gerês e algumas serras do Minho, como Gavieira, já se encontram pintadas de branco, adianta o jornal “O Minho”. A precipitação também está a ocorrer em vários outros locais, como Pitões das Júnias e Padornelos. Também há registo de queda de neve nos pontos mais altos de Melgaço. No distrito de Braga também há algumas zonas sortudas, como Abadim.

Se estiver pela Serra da Estrela, também vai poder ver este fenómeno da natureza. “A partir da tarde de sexta-feira, dia 9, com o transporte de uma massa de ar polar marítimo na circulação de um núcleo depressionário centrado no norte da Península Ibérica, prevê-se queda de neve nos pontos mais altos da Serra da Estrela, descendo gradualmente a cota para os 1000, 1200 metros a partir do final do dia, podendo pontualmente ocorrer a 800, 1000 metros no extremo Norte durante a manhã de sábado, dia 10”, adiantou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera.

Neste sábado, vão manter-se os avisos amarelo e laranja devido à forte agitação marítima. Embora haja espaço para períodos de céu nublado ou abertas em algumas zonas do País, a ocorrência de precipitação será uma realidade na maioria das regiões. No interior Norte e centro, está prevista a formação de gelo.

Quanto às temperaturas, a mínima esperada para Lisboa será de 10 graus e as máximas não vão ultrapassar os 15 graus. Os termómetros vão registar valores um pouco mais baixos no Porto, com variações entre os 8 e os 13 graus.

A combinação do ar gelado com a precipitação vai prolongar-se até ao dia de Carnaval. Na segunda e terça-feira (12 e 13 de fevereiro), “existe ainda a possibilidade de queda de neve nas terras altas, nomeadamente nas principais serras do Norte e Centro devido ao ar frio” explica à NiT Alfredo Graça, geógrafo do Meteored.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT