Na cidade

Atenção: as ligações fluviais da Transtejo vão estar interrompidas esta quinta-feira

Está prevista a interrupção do serviço regular ao início da tarde devido a um plenário de trabalhadores.
Más notícias.

As ligações fluviais entre Lisboa, Cacilhas, Montijo, Seixal e Trafaria vão voltar a sofrer interrupções na tarde desta quinta-feira, 23 de março, anunciou a Transtejo. O motivo é a realização de um plenário de trabalhadores que acusam a empresa de “faltar à verdade”.

“Por motivo de realização de plenário geral convocada por organizações sindicais representativas dos trabalhadores da Transtejo, prevê-se a interrupção do serviço regular” ao início da tarde, em diferentes períodos, consoante a ligação em causa, refere a empresa. 

As viagens entre Cacilhas e o Cais do Sodré serão interrompidas depois do barco das 14h20. Serão retomadas às 17h35. No sentido contrário, com partida do Cais do Sodré, a interrupção será entre as 14h35 e as 17h50.

Já na ligação Trafaria, Porto Brandão e Belém, a supressão do serviço começa às 13 horas e termina às 18 horas. As travessias fluviais entre Lisboa e os concelhos do Seixal e do Montijo também vão sofrer interrupções. Entre o Montijo e o Cais do Sodré, a paragem acontece depois da saída do barco das 13h30, as ligações serão retomadas às 18 horas. No que respeita ao Seixal, a empresa prevê que não sejam feitas as carreiras regulares entre as 14 horas e as 17h50.

O plenário dos trabalhadores surge após a demissão do Conselho de Administração na sequência de um acórdão do Tribunal de Contas que acusa a empresa de práticas ilegais e irracionais. Em causa está a compra de nove baterias, por 15,5 milhões de euros, num contrato adicional ao que já tinha sido assinado pelo Tribunal de Contas (TdC), correspondente a 52,4 milhões para aquisição de dez navios elétricos. No entanto, só um deles é que tinha a bateria para a realização de testes. A controvérsia levou o tribunal a chumbar a nova compra na quinta-feira, 19 de março.

Entretanto, o primeiro navio da frota elétrica da Transtejo, chamado Cegonha-Branca, já chegou ao Porto de Lisboa. Os próximos três navios devem chegar no final do ano.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT