NiTletter
Fora de casa
NEW iN ROCKWATTLET'S ROCK

Na cidade

Atenção: paragens da Carris em Sete Rios vão ser reordenadas a partir desta terça-feira

O mapa do novo modelo, que abrange 14 carreiras, foi partilhado pela empresa de transportes.

Desde que as obras de requalificação da Praça Marechal Humberto Delgado, em frente ao Jardim Zoológico, em Lisboa, arrancaram em 2022, muita coisa mudou naquela zona. Há mais árvores, uma ciclovia e uma maior área pedonal. Agora, chegou a vez de reordenar as paragens de autocarro.

A partir desta terça-feira, 13 de maio, o local onde apanha os transportes da Carris vão mudar, segundo avançou a empresa. No total, há 14 carreiras que vão seguir agora um novo esquema de partidas e chegadas.

A empresa de transporte partilhou um mapa onde mostra a nova organização dos pontos de paragem que abrangem a Avenida das Forças Armadas e parte da Rua de Campolide. Uma das principais alterações é a da paragem 01611, na lateral do terminal rodoviário de Sete Rios, que foi suprimida. 

Apesar de já estar nos planos da Câmara Municipal de Lisboa desde 2015, a requalificação da Praça Marechal Humberto Delgado só avançou há cerca de três anos, no âmbito do programa Uma Praça em Cada Bairro. As obras chegaram ao fim no verão de 2024, altura em que as melhorias foram apresentadas por Carlos Moedas, presidente da autarquia.

Os destaques vão para a plantação de cerca de 200 árvores, a criação de uma ciclovia, um novo parque infantil, uma estação de bicicletas, uma nova zona de jogos de água, entre outros.

Para finalizar a obra, que teve um investimento municipal de 8,49 milhões de euros, foi necessário demolir o edifício da PIDE, situado na Rua das Furnas, dando lugar a um jardim. Ao longo de todo o processo, a população local participou ativamente, tendo sido ouvida em duas sessões públicas que influenciaram a adaptação do projeto.

Outro aspeto relevante foi a reconstrução de um coletor de grandes dimensões na Estrada das Laranjeiras, que faz parte do Plano Geral de Drenagem de Lisboa (PGDL), visando reduzir os impactos das cheias na cidade.

ARTIGOS RECOMENDADOS