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Autocarros elétricos da Carris Metropolitana chegam à margem norte do Tejo

A circulação nos novos municípios arranca entre setembro e outubro. As viaturas contam com uma lotação de 93 lugares.
Boas notícias.

Os autocarros movidos a combustíveis fósseis vão tornar-se cada vez mais raros nas artérias da Grande Lisboa. Entre setembro e outubro, a Carris Metropolitana vai colocar 80 autocarros elétricos (mais modernos e sustentáveis) a circular na margem norte do rio Tejo, anunciou esta quinta-feira, 31 de agosto, a empresa TML – Transportes Metropolitanos de Lisboa.

Esta expansão surge depois de, em junho de 2022, se ter dado o arranque da operação do serviço rodoviário. Na altura, foram colocadas em circulação 23 viaturas elétricas nos municípios de Setúbal, Palmela, Moita, Montijo, Alcochete e Barreiro, ou seja, a chamada área 4.

A empresa Viação Alvorada, por exemplo, vai assegurar a circulação de 40 autocarros nos municípios de Amadora, Sintra, Oeiras, Cascais e Lisboa. Em Loures, Odivelas, Vila Franca de Xira e Mafra, a Rodoviária de Lisboa também vai contar com cerca de 40 novos veículos, dos quais 25 devem entrar em serviço já no mês de setembro.

O prestador de serviço da área 4, a Alsa Todi, vai integrar mais 44 autocarros não poluentes à frota já existente do operador, com as duas dezenas de veículos que arrancaram com a circulação na margem sul do rio Tejo.

Os novos autocarros elétricos contam com uma lotação de 93 lugares e autonomia para circular até 370 quilómetros, “revelando-se uma opção mais sustentável e menos poluente no contexto da mobilidade urbana promovida pela Carris Metropolitana e seus prestadores de serviço”.

Todos os autocarros são novos e asseguram conforto e segurança. Dispõem ainda de rampas que facilitam o acesso a cidadãos com mobilidade reduzida, bem como de um sistema de contagem de entrada e saída de passageiros.

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