Na cidade

Autódromo do Algarve vai receber uma super corrida de Porsches

A segunda prova da Porsche Sprint Challenge Ibérica está marcada para o fim de semana de 8 e 9 de junho. É a última em Portugal.
Vem aí mais uma prova.

Depois de dois dias de grande competitividade no Circuito Estoril, está a chegar mais uma prova da Porsche Sprint Challenge Ibérica (PSCI), a super competição que foi reconhecida oficialmente pela marca em 2023, da qual à NiT é media partner. Desta vez, o ponto de encontro é no Autódromo do Algarve, no fim de semana de 8 e 9 de junho.

Para a segunda prova do ano — e a última em Portugal —, José Monroy, manager da  P21 Motorsport, empresa que organiza o evento, espera “um fim de semana animado em termos de competição”. O formato vai ser semelhante ao do Circuito Estoril, com a maioria dos pilotos que participaram na primeira competição a aterrar agora no Algarve. 

Ao longo dos dois dias haverá dois treinos livres com 40 minutos, um treino de qualificação (20 minutos), um warm up (20 minutos) e duas corridas mais uma volta (28 minutos). Além das corridas, o Porsche Sprint Challenge Ibérica vai oferecer uma série de atividades para “apelar ao público”. 

A grande novidade desta prova chega na tarde de domingo, com uma festa organizada pela SAVG F&B. “A festa vai acontecer na zona five, uma das zonas do autódromo que fica perto da meta, logo após a segunda corrida. É para todos os pilotos, equipas e também está aberta ao público geral, por um valor extra”, explica.

“A grande novidade deste ano, além da pista de Barcelona, é a entrada do modelo 992, um dos mais recentes”, adianta o responsável. Tanto os Porsche 992 como os 911 GT3 — um ícone do desporto automóvel — são verdadeiras máquinas de corridas, que podem chegar aos 100 quilómetros por hora em apenas quatro segundos.

O troféu, que já se tornou “a melhor, mais empolgante, em termos competitivos, e charmosa competição de velocidade nas pintas da Península Ibérica” conta com pilotos de qualidade e corridas muito disputadas. 

A competição é para todas as idades (a partir dos 16 anos) e destina-se a diferentes tipos de pilotos, desde os semiprofissionais aos gentleman drivers. A prova está dividida em diferentes categorias: Pro Am, os pilotos que não são completamente profissionais, mas são mais rápidos; AM, que são amadores; e Gentleman Driver, amadores com mais de 45 anos.

Depois do Algarve, o evento prossegue para a Motorland, em Alcañiz (27 e 28 de julho), Valencia (14 e 15 de junho), Jerez (5 e 6 de outubro) e Barcelona (9 e 10 de novembro).

O responsável por trazer para Portugal uma competição com carros Porsche 997, em 2021, é José Monroy. Na altura, não imaginava que o evento chegasse aos ouvidos da marca especializada em carros desportivos tão rapidamente. Após duas edições de “glamour, potência e emoção”, a GT3 Cup (primeira designação da competição) ultrapassou as fronteiras portuguesas e foi reconhecida pela Porsche Motosport, que atribuiu a sua chancela ao troféu português organizado pela P21 Motorsport.

“Quando surgiu a ideia, adquiri 20 modelos 997 e decidi montar este troféu. A Porsche soube disto, acompanhou-nos e viu que fizemos um bom trabalho”, contou o piloto e manager da empresa que organiza o evento. Desde 2023 que passou a ser considerada uma competição oficial da marca e ganhou também um novo nome. 

A Porsche Sprint Challenge Ibérica (PSCI), da qual a NiT já conquistou um lugar de referência nas corridas de velocidade em circuito na Península Ibérica, afirmando-se como a número um das competições de veículos GT.

Carregue na galeria para ver como foi a primeira prova da competição.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT