Na cidade

Avenida da Liberdade, em Braga, vai ser requalificada

O investimento de três milhões de euros criará ciclovias, novas travessias pedonais, entre outras novidades.
Um dos principais pontos de Braga.

A Câmara Municipal de Braga vai lançar um concurso público que pretende requalificar a Avenida da Liberdade, melhorando assim a acessibilidade e segurança rodoviária. O projeto “Eu Já Passo Aqui” terá um investimento de três milhões de euros.

A área renovada estende-se por aproximadamente 850 metros, desde a Rua do Raio até à Rotunda de São João da Ponte. A proposta para a abertura do concurso público será votada na reunião do executivo na próxima segunda-feira, 4 de abril.

Em comunicado, a autarquia adianta que este projeto prevê o reperfilamento da via com a inserção de vias cicláveis segregadas, unidirecionais, dos dois lados da faixa, novas travessias pedonais, eliminação de barreiras à circulação inclusiva, incremento da arborização e aumento da área permeável.

“Esta intervenção vai beneficiar a imagem urbana e contribuir para uma evolução muito relevante nos padrões de mobilidade da cidade e na diminuição significativa das emissões de gases, quer através da redução no número de veículos e redução das velocidades praticadas, quer pelo aumento da área permeável com inserção de novas componentes vegetais, incluindo novas árvores”, explica a autarquia.

Devido a esta empreitada, serão implementadas novas travessias, nomeadamente no lado sul do cruzamento com a Rua 25 de Abril, nos lados norte e sul do cruzamento com a Avenida João XXI, junto ao cruzamento com a Rua Araújo Carandá e junto à Rotunda de S. João da Ponte, na Avenida Viriato Nunes.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT