Na cidade

Bairro dos Anjos celebra o feriado em festa, de manhã à noite

Esta quarta-feira "os Anjos não Dormem", numa programação com mercado, petiscos e roteiro noturno.
A Indy House, ponto fulcral.

O bairro dos Anjos, eleito o mais cool de Lisboa em 2021, preparou um programa para que o feriado não seja passado em casa. Esta quarta-feira, dia 8 de dezembro, das 11h às 19 horas, uma dúzia de estabelecimentos promove um mercado tão diverso quanto atípico, para o qual todos os lisboetas estão convidados. A noite também promete, com animação especial e descontos.

O conceito é um Mercado & Roteiro noturno e o tema é “Os Anjos Não Dormem”, neste feriado de 8 de dezembro. Na prática, vários estabelecimentos históricos e muitos outros mais recentes organizaram espontaneamente este evento, que tem lugar no Palácio da Bombarda, ou seja na Indy House — um antigo hostel que hoje mantém essa função mas é sobretudo moradia de médio e longo prazo de gente de todo o mundo, incluindo portugueses.

Ao som de DJs, o espaço vai acolher muitas novidades, mesmo em termos de comida e bebida. Para começar, Débora Vargas, a concierge do edifício, promete aconchegar o estômago dos visitantes com sabores do Brasil e toques de outras latitudes, quem sabe, a acompanhar com o vinho quente com especiarias do restaurante Maria Food Hub — aberto há apenas três meses e já considerado um dos melhores novos restaurantes de Lisboa.

Este espaço reserva ainda uma das maiores surpresas para a noite: a estreia do hambúrguer artesanal Maria Noel.

Doces não vão faltar, nomeadamente os da Zukar, já conhecida pela sua pastelaria refinada, enquanto Martha Jane estará presente com iguarias da sua infância oriundas do sudeste dos EUA: vai haver provas de sobremesas sazonais, bem como os favoritos de sempre — a Key Lime Pie e o Hummingbird Cake.

Uma degustação surpresa é o que reserva a loja ecológica Ecolo n co (a que alguns chamam Ecoloco), inaugurada em abril na sequência de um projeto universitário sobre a democratização do consumo responsável. Nesse contexto, comercializa sobretudo alimentos biológicos e a granel: desde mel excecional a chás, especiarias, frutos secos e até cosméticos.

No mesmo espírito, estará também presente a Couve, que vende apenas sapatos e vestuário confecionados com materiais como microfibras derivadas de vegetais e cereais, sintéticas ou de algodão orgânico — tudo menos produtos de origem animal.

Tal como a Somewhere, a Process — uma concept store recente que se assume anticonsumismo — incentiva os clientes a adotarem um estilo de vida mais lento e propõe-se ajudá-los a fazer compras: de vestuário, design e arte contemporânea, de consciência tranquila. Aqui apresentará cerâmicas e têxteis decorativos e uma seleção de moda sustentável.

O roteiro deste feriado, dia 8.

Mas há mais. Vários estabelecimentos com longa história associaram-se a este mercado especial. É o caso do Armazém das Malhas, que iniciou atividade em 1941 e entretanto se modernizou. Já a Loja Cynthia abriu no bairro há duas décadas e deverá oferecer descontos.

Quem gosta de plantas vai apreciar outras promoções em aéreas, suculentas e kokedama, da Florista Ana Flor, instalada no mercado Forno do Tijolo há 13 anos.

Nova no mercado, a Bandim expõe produtos de artesãos e criativos oriundos de várias indústrias, como a têxtil, a cerâmica, o artesanato, a cestaria, etc. É uma loja e marca comunitária com diversidade, e neste dia tão especial apresenta uma seleção de produtos handmade únicos, além de que a artista Gita Gumira, estará disponível para ‘live drawing’ ou caricaturas com 50 por cento desconto.

Igual desconto, em pequenos formatos de serigrafia, gravura, desenho e pintura, é a oferta especial da Passevite, espaço de reflexão, formação, comunicação e laboratório de práticas artísticas que mensalmente apresenta uma ampla programação abrangendo desde mostras a master classes, workshops, ciclos de cinema, lançamento de livros, edições de serigrafia, gravura, fotografia. E ainda estará presente Johanna Junnemann, criadora da marca Nicchia, com as suas obras de arte que podem ser usadas como joias.

Depois de tudo isto, chega ainda o Roteiro Noturno. Segundo fonte do Bairro dos Anjos, a partir das 19 horas a animação transfere-se para os restaurantes e bares locais. Pode então comer no Maria Food Hub, para a estreia do hambúrguer natalício Maria Noel, um hambúrguer duplo de bife da vazia com cheddar maturado e ketchup de arando; n’O Primo do Queijo, onde pode pedir uma sandes de presunto e queijo da Serra com um copo de vinho tinto Espargueira ou verde Primo Afastado ao preço especial de 5€; na Retrogusto84, com pizza e street food típica de Palermo; ou na CaJa, laboratório de pasta artesanal italiana.

Para beber, pode optar pelo Onda Cocktail Room, que nesta noite está com 20 por cento de desconto; a galeria e bar Art Space; no bar de vinhos feitos à moda tradicional Ladidadi; a galeria, loja e bar Curva; no bar e loja de plantas A Mata; ou ainda a Pharmacia Musical.

 

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT