Na cidade

Baixas pressões trazem chuva e risco de trovoada a várias regiões do País

As temperaturas só vão começar a subir no final da semana. Antes haverá aguaceiros e possibilidade de queda de granizo.
O bom tempo vai ter de esperar.

As temperaturas vão continuar abaixo do esperado nos próximos dias. As condições meteorológicas vão ser afetadas pelas baixas pressões formadas em torno das ilhas britânicas e no oeste de França e pela libertação de pequenas bolsas de ar frio depressionário, o que poderá provocar trovoadas diurnas em algumas regiões do País, avança a “Meteored”.

O interior norte será o mais afetado, mas, para esta segunda e terça-feira (20 e 21 de maio), prevêem-se também aguaceiros nas regiões centro, litoral oeste e, por vezes, na Área Metropolitana de Lisboa. As máximas vão oscilar entre os 23 graus, em Faro e Santarém, e os 14 graus, na Guarda, enquanto as mínimas vão oscilar entre os 14 graus, em Setúbal, e os cinco graus, na Guarda.

Para a tarde de terça-feira espera-se ainda trovoadas no distrito de Bragança, possibilidade de queda de granizo e aguaceiros noutras zonas próximas do interior norte e centro.  As previsões apontam ainda para a possibilidade de formação de neblina ou nevoeiro matinal em alguns locais.

A partir de quarta-feira, 22 de maio, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) aponta para uma pequena subida de temperatura, com as máximas a variar entre os 14 e os 30 graus, podendo mesmo alcançar os 32 graus no Vale do Tejo e no sul do País. As mínimas oscilarão entre os quatro e os 17 graus.

Apesar desta subida, as temperaturas vão continuar a registar valores inferiores à média climatológica de referência para esta estação do ano em quase todo o território de Portugal continental. As previsões apontam para temperaturas abaixo do normal para esta época do ano, especialmente nas regiões mais a norte, como a Serra da Estrela.

O calor só se fará sentir mais para o final da semana, a partir de quinta-feira, especialmente no sudoeste do País, com os termómetros a marcarem os 31 graus no vale do Guadiana e em algumas zonas do Algarve.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT