Na cidade

Bebeu álcool? Então vai deixar de poder usar as trotinetes e bicicletas da Bolt

Para usar a app aos fins de semana à noite vai ter que conseguir passar um teste cognitivo que lhe diz se está capaz de conduzir.

Foi até ao bar com uns amigos, esqueceu-se das horas e a melhor e mais rápida forma de chegar a casa é em cima de uma trotinete. Até aqui tudo bem, mas graças à nova funcionalidade da Bolt, agarrar num dos veículos da empresa às sextas e sábados à noite vai ser mais difícil — pelo menos para quem bebeu para além da conta.

Durante o horário definido, quem usar a aplicação da Bolt irá deparar-se com um teste cognitivo que testa a capacidade de reação dos utilizadores. Um teste “concebido para impedir a condução das trotinetes quando já se beberam uns copos a mais”, explica a marca.

“Conduzir um veículo quando se está alcoolizado não é apenas ilegal, como pode levar a lesões graves e colocar em risco peões e outros utilizadores da via pública. A segurança e o bem-estar dos nossos utilizadores é, como sempre, a nossa principal prioridade.”

O teste rápido avisa os utilizadores que terão de carregar no ecrã assim que virem uma imagem de um capacete. Consoante a rapidez (ou falta dela), a aplicação decidirá se está em condições de conduzir. Em caso negativo, não poderá ativar qualquer um dos veículos da Bolt.

A novidade, anunciada a 26 de novembro, já está em funcionamento. No entanto, só será necessário fazer o teste dentro do horário estipulado, entre as 23h59 e as 6 horas da madrugada do dia seguinte, sempre à sexta e ao sábado.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT