As festas mais famosas e concorridas de Lisboa acontecem durante o mês de junho. Além dos tão aguardados Santos Populares, a capital portuguesa recebe o Arraial Pride, um dos espetáculos mais cheios e coloridos do ano. Depois de ter atingido um recorde de 100 mil pessoas em 2022 está de volta com um novo cartaz.
De entrada livre, o maior evento comunitário LBGTI+ ocupa o Terreiro do Paço no dia 24 de junho. O programa chama à atenção sobretudo pelas atuações musicais, DJ sets e performances de artistas queer que vivem em Portugal.
O maior nome do alinhamento é a cantora Blaya, que sobe ao palco a partir das 22h30. Contudo, não estará sozinha. O grande dia começa às 16 horas e só termina às duas da manhã. Até lá, pode ver nomes como Alex D’Alva, Judas, Larasoft, Trypas Corassão, Curvs, Ornella e Peperan.
Outra das novidades para este ano é que, devido ao número histórico de 2022, o arraial vai ser ainda maior. A organização vai expandir a festa para ocupar toda a área do Terreiro do Paço, sendo que nos anos anteriores existia uma área delimitada para os festejos.
Organizada pela ILGA Portugal, a mais antiga associação dos direitos das pessoas LGBTQIA+ em Portugal, esta 23.ª edição vai contar ainda com uma zona de arts and crafts, uma zona de restauração e envolve várias associações e coletivos de direitos humanos.
A primeira edição aconteceu em 1997, no Jardim do Príncipe Real, numa altura em que o ativismo LGBTQ+ começou a ganhar força. “Desde aí, tem sido um momento determinante de celebração das nossas identidades, de expressão dos nossos afetos e de ocupação dos espaços que têm de ser também nossos, mas que tantas vezes e em tantos cenários nos são negados”, explica a ILGA Portugal.