Na cidade

“Boas Festas em Aveiro” arranca com desfile de Pais Natais nos famosos moliceiros

As ruas da cidade vão encher-se de atividades para celebrar o Natal com toda a família a partir de 1 de dezembro.
As ruas de Aveiro vão encher-se de iluminações.

O Natal aproxima-se a passos largos e, aos poucos, até os adeptos menos fervorosos desta época festiva acabam por entrar no espírito. Afinal, é difícil ignorar as festividades preparadas pelos municípios de norte a sul do País — sem esquecer as ilhas, claro.

Em Aveiro, o programa especial de “Boas Festas” arranca a 1 de dezembro e prolonga-se até 15 de janeiro.

No primeiro dia da iniciativa, organizada pela autarquia, poderá assistir ao muito aguardado (e já clássico) desfile de Pais Natal nos barcos moliceiros da ria, a partir das 18 horas. A iluminação de Natal e a enorme Árvore de Natal instalada no centro da cidade serão ligadas a seguir e haverá ainda um espetáculo piromusical.

No arranque da quadra natalícia, os miúdos também não serão esquecidos e podem assistir à abertura da casa do velhote com barbas brancas a uma parada de Natal. Os mais novos também terão oportunidade de mostrar a lista de presentes ao Pai Natal (de segunda a sexta-feira, das 17 às 19 horas, entre 1 e 24 de dezembro; exceto nos dias 8 e 22 e aos sábados, domingos, que o podem fazer das 11 às 19 horas).

O programa conta ainda com espetáculos de videomapping que revisitam os Natais de antigamente, de duendes que caminham em andas; coros; teatros com marionetas; contos de histórias infantis e atuações de grupos folclóricos. Os Ars Ad Hoc (grupo de Câmara da Arte no Tempo) vão interpretar pela primeira vez um novo arranjo do bailado “O Quebra-Nozes”. E, como não poderia deixar de ser, vai ser possível provar os “Sabores com Tradição de Aveiro”.

A entrada no “Boas Festas” é gratuita, mas algumas iniciativas têm o custo simbólico de 2€ e 3€. O progama completo pode ser consultado online e os ingressos podem ser comprados no museu da cidade de segunda a domingo, ou no ATLAS Aveiro em dias úteis.

Leia também este artigo da NiT e descubra os nove mercados de Natal no distrito de Lisboa que tem (mesmo) de conhecer.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT