Na cidade

Boas notícias: as temperaturas podem chegar aos 35 graus este fim de semana

Com o calor e o abrandamento do vento ainda poderá aproveitar uns dias de praia antes do verão terminar.
Temperaturas vão subir.

Não guarde já os fatos de banho porque parece que o verão ainda não está pronto para partir. Apesar do vento forte que se tem verificado, as temperaturas vão ultrapassar os 30 graus em vários concelhos do País, este fim de semana. Algumas localidades do distrito de Lisboa, por exemplo, podem chegar aos 35 graus.

Os próximos dias vão ser marcados por uma mudança significativa relativamente aos últimos dias em que houve a presença de ventos fortes de norte. Uma área de alta pressão localizada a norte e nordeste da Península Ibérica, que vem das proximidades do Reino Unido, vai afetar o clima deste final de semana. O fluxo de ar vai rodar para nordeste, devido à circulação do vento em torno de centros de alta pressão, ou seja, teremos o ar continental, que é mais seco, a dominar. Esta alteração atmosférica trará tempo quente e pouco vento. 

Segundo a “Meteored”, na parte oeste do continente europeu está-se a verificar uma queda acentuada das temperaturas provocada por uma forte massa de ar polar marítima, impulsionada por uma depressão. Embora este fenómeno não se vá refletir quase nada em território português, o norte do País vai sentir uma ligeira descida nas mínimas, especialmente no sábado, com noites, em algumas localidades do interior-norte e centro, a chegarem aos 9 graus. 

Apesar disso, as máximas irão começar a subir no dia 14, com um aumento mais acentuado no dia 15, sobretudo no litoral do País. Para domingo as temperaturas ultrapassarão os 30 graus em vários distritos. Entre eles, Leiria chegará aos 31 graus, Castelo Branco e Portalegre aos 32, Coimbra e Beja aos 33, Santarém aos 34 e Lisboa aos 35. 

Para todo o fim de semana teremos céu limpo ou pouco nublado na maioria do território. O vento manter-se-à moderado na maioria das localidades, embora um pouco mais forte nas regiões norte e centro. 

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT