A Carris Metropolitana começou a operar na Margem Norte do Tejo no início de janeiro e prepara-se para reforçar as ligações com a Margem Sul. A partir da próxima segunda-feira, 23 de janeiro, a rede de transportes coletivos rodoviários vai iniciar a operação de cinco novas linhas nos municípios de Almada, Seixal e Sesimbra.
Em Almada, começa a operar a linha 3705, que estabelece a ligação entre a Charneca da Caparica e o terminal de Sete Rios, em Lisboa. Outra das novidades é que a linha 3001, que liga Almada (Cristo Rei) e o Terminal de Cacilhas, passará a contar com mais 20 circulações diárias. Para reforçar a ligação com a capital, será inaugurada outra ligação entre Almada e Algés, efetuada pela linha 3701. É a primeira linha a ligar a zona ocidental de Lisboa e Oeiras com um município da Margem Sul.
As ligações entre Seixal e Almada também serão reforçadas com a linha 3505, entre Paio Pires e o Terminal de Cacilhas, num percurso semelhante ao serviço da antiga carreira 108. Sesimbra também recebe a linha 3540 (Alfarim ‒ Coina) que pretende garantir a ligação direta para a estação de comboios.
Uma das grandes novidades é que, a partir do próximo dia 30 de janeiro, as linhas 3710 (Costa da Caparica) e 3703 (Parque Urbano de Almada) passam a começar e terminar o percurso no Areeiro, em Lisboa, deixando de utilizar o terminal de Sete Rios