Na cidade

Boas notícias: Carris não vai subir preços dos passes e bilhetes em 2023

O objetivo é promover a utilização dos transportes públicos em toda a região.
Boas notícias.

Com todos os aumentos a que temos assistido nos últimos meses (como o gasóleo, a prestação da casa e as portagens), finalmente chegam notícias mais animadoras: os preços dos passes e bilhetes da Carris Metropolitana não vão aumentar no próximo ano, anunciou a Área Metropolitana de Lisboa (AML) esta sexta-feira, 2 de dezembro.

A decisão foi tomada mesmo tendo em conta “que a Taxa de Atualização Tarifária permitida pela Autoridade de Mobilidade e Transportes para os títulos de transporte ocasionais (bilhetes) em 2023 é de 6,11 por cento” e que essa mesma taxa será aplicada na generalidade do País. Contudo, a autoridade de transporte decidiu manter os valores de 2022 com o objetivo de promover a utilização dos transportes públicos coletivos em toda a região.

Assim, os passes vão manter-se nos 30€, para viagens no mesmo concelho, e nos 40€, para quem viaja entre municípios. Já os preços dos bilhetes ocasionais dependem das áreas percorridas. Todos os tarifários podem ser consultados online.

A Carris Metropolitana, a nova rede de transportes coletivos rodoviários, entrou em funcionamento em junho dentro dos municípios de Almada, Seixal, Sesimbra, Alcochete, Moita, Montijo, Palmela e Setúbal, e vai finalmente chegar à margem norte do Tejo em janeiro. Vai passar a assegurar o transporte de passageiros nos concelhos de Amadora, Oeiras, Sintra, Loures, Mafra, Odivelas e Vila Franca de Xira, onde deixam de operar as atuais empresas de transporte. Já é possível ver todos os materiais informativos, que estão disponíveis na página oficial da Carris Metropolitana.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT