Na cidade

Boas notícias: a chuva vai dar tréguas este fim de semana

O céu vai manter-se nublado, mas sem previsão de aguaceiros. O tempo continuará estável até quarta-feira, 21 de fevereiro.
Boas notícias.

Depois de uma semana em que o vento e a chuva cancelaram diversos desfiles de Carnaval, o bom tempo vai finalmente regressar. A partir deste sábado, 17 de fevereiro, os portugueses podem contar com condições meteorológicas estáveis e um clima seco — mas com dias um pouco cinzentos.

“Há possibilidade de aguaceiros no norte e centro do País, mas é reduzida. Quando às outras regiões, o céu vai estar geralmente nublado e possivelmente com boas abertas”, explica à NiT Alfredo Graça, geógrafo do Meteored, que alerta para a descida de temperaturas.

Embora não exista previsão de aguaceiros, no sábado há a possibilidade de formação de neblina, nevoeiro matinal ou de geada em vários pontos, mais precisamente no interior norte e centro.

O cenário será um pouco menos cinzento no domingo. As previsões apontam para períodos de céu muito nublado, embora um pouco mais limpo no sul do País. Devido a uma ligeira subida da temperatura máxima no interior, o tempo vai continuar estável um pouco por todo o País.

“Vai registar-se uma ligeira subida de temperatura que vai ser influenciada pelo anticiclone, um centro de altas pressões que traz bom tempo. “Ao subir em latitude, o anticiclone bloqueia a aproximação de possíveis frentes a Portugal. Serve como um escudo por isso não se espera precipitação.”

Já nas ilhas, mais precisamente no grupo ocidental dos Açores, vai estender-se o aviso amarelo devido às previsões de agitação marítima. Contudo, também vai ser um fim de semana sem aguaceiros.

“No início da próxima semana, não está prevista precipitação até quarta-feira. As temperaturas vão manter-se ligeiramente acima da média, mas sem grandes oscilações”, conclui.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT