Na cidade

Boas notícias: governo anuncia desconto de 10 cêntimos por litro nos combustíveis

O anúncio foi feito esta sexta-feira pelo ministro das Finanças, João Leão. Aplica-se até aos 50 litros de combustível por mês.
Já é uma pequena ajuda.

O preço dos combustíveis tem sido o tema de quase todas as conversas na última semana. O valor atual da gasolina 98 octanas é o mais elevado de sempre na história do País. Atualmente, um litro deste carburante custa mais de dois euros, onde mais de metade do valor vai para o Estado. O governo está ciente do descontentamento dos portugueses, e criou uma nova medida para tirar menos dinheiro do bolso de quem anda de carro: até março de 2022, as famílias têm um desconto de 10 cêntimos por litro, até 50 litros por mês.

O anúncio foi feito por João Leão, o Ministro das Finanças, em conversa com os jornalistas presentes nos Passos Perdidos, na Assembleia da República. Segundo explica, o desconto será feito através do IVAucher.

“Esta é uma medida de grande dimensão e de natureza extraordinária”, diz o ministro, citado pelo “Jornal de Negócios”. “Portugal é o primeiro país a tomar medidas de caráter extraordinário e de grande dimensão”, acrescenta.

O objetivo desta medida é ajudar as famílias portuguesas face ao aumento do preço dos derivados do petróleo que se verifica não só em Portugal, mas também um pouco por todo o mundo.

O imposto sobre o carbono será também congelado até à data em que a anterior medida expira: março de 2022.

As empresas de transportes de passageiros vão serão compensadas com um apoio “one-off, a fundo perdido para compensação nos próximos cinco meses pelo aumento dos custos dos combustíveis.”

João Leão espera ainda que, no início do próximo ano, os valores dos carburantes comecem a baixar.

Portugal não é o único país a tomar medidas face a esta escalada dos preços. Na França, todos aqueles que recebem menos de dois mil euros serão recompensados com um vale de 100€ para combustível. Pode ler este artigo da NiT para entender melhor esta iniciativa francesa.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

Novos talentos

AGENDA NiT