NiTletter
Fora de casa
NEW iN ROCKWATTLET'S ROCK

Na cidade

Bordalo II transforma praça no Cais do Sodré num tabuleiro gigante de Monopólio

A mais recente obra do artista português, na Praça Duque da Terceira, é uma crítica à crise da habitação vivida no País.

Bordalo II voltou a criticar a crise da habitação em Portugal, desta vez com uma obra batizada de “Provoc”. Inspirada num dos jogos de tabuleiro mais famosos em todo o mundo, esta simula transações imobiliárias do Monopólio, em larga escala. 

A Praça Duque da Terceira, no Cais do Sodré, em Lisboa, foi transformada pelo artista num tabuleiro gigante, onde recriou alguns pormenores do jogo.

A novidade foi partilhada pelo próprio artista português, de 38 anos, num story no Instagram, esta sexta-feira, 2 de maio. “Onde o direito à habitação é tipo jogo”, disse Bordalo II, a revelar a nova obra.

Em cada uma das “casas” do jogo, escreveu o nome de uma região do País, juntamente com valores (entre os 6 e 40 mil). Fazem parte, por exemplo, o Campo Grande e Rossio, em Lisboa e a Avenida de Fernão de Magalhães, no Porto.

A nova obra.

Em 2023, uma das mais comentadas intervenções do artista plástico foi “Desalojamento Local”, uma crítica ao excesso de alojamento local na cidade e, consequentemente, à escassez de casas disponíveis e acessíveis aos portugueses.

Para tal, o artista criou a “Rua das Angústias” e montou quatro tendas pintadas de casas no Miradouro de São Pedro de Alcântara, em Lisboa. Num sinal de proibição, escreveu: “Exceto turistas, nómadas digitais e vistos gold”.

“Não critico os turistas, os estrangeiros e muito menos os imigrantes, mas sim a falta de medidas que consigam equilibrar a balança e parar de expulsar as pessoas que realmente vivem nas cidades, transformando-as em gigantes parques de diversões sem alma”, escreveu nas redes sociais na altura.

Aproveite para ler a entrevista da NiT ao artista português.

Carregue na galeria para ver mais imagens da intervenção de Bordalo II. 

ARTIGOS RECOMENDADOS