Na cidade
Braga Barroca regressa à cidade com concertos gratuitos de música clássica
Localidade minhota vai recuar aos tempos da Idade Moderna, durante quatro dias. Conte com visitas guiadas, exposições e teatro.
A cidade regressa ao século XVII
Braga é a cidade capital do Barroco, que apesar de se encontrar na arquitetura dos edifícios, não se trata apenas de um estilo artístico. Este foi um importante movimento sociocultural que impactou todo um período histórico. Para homenagear as suas raízes, a Câmara Municipal regressa com a 8.ª edição de Braga Barroca, de 20 a 24 de setembro.
No âmbito das Jornadas Europeias do Património, o evento pretende “reforçar a sensibilização da população para a salvaguarda do nosso Património”. Conta com um “programa único e diversificado de iniciativas culturais que lhes permitirá partir à descoberta da riqueza e extensão do legado barroco na cidade”, conta a autarquia.
Os quatro dias de festa são marcados por concertos de música clássica, diversas conferências, oficinas pedagógicas e visitas guiadas pelos marcos mais importantes. As atividades são gratuitas, mas pode ser necessária inscrição prévia através da organização.
O primeiro dia abre às 10 horas com a apresentação do projeto “André Soares — O génio do barroco no Minho”. Foi criado um site com os diversos conteúdos artísticos e visuais relacionado com o legado do arquiteto e artista, que foi crucial para o estilo barroco. Esta personalidade emblemática, é também a protagonista da peça de teatro apresentada no último dia do evento, por volta das 16 horas.
No concerto de “Ritmos e Contrastes, De Vivaldi a Bartók” pode ouvir, em primeira-mão, três obras de dois compositores “expoentes máximos do período da música barroca” — Carl Philipp Emanuel Bach e Antonio Vivaldi. Esta atuação está marcada para as 21h30 do dia 24 de setembro, na Igreja S.Paulo.
Ainda em Braga, carregue na nossa galeria e fique a conhecer os restaurantes de brunch que merecem uma visita.