Na cidade

Bragança recebe uma festa medieval ao estilo do século XIV. A entrada é grátis

O evento decorre entre 12 a 15 de agosto. Vai haver várias áreas temáticas espalhadas pela cidade.
São quatro dias de festa. Foto: CM Bragança.

O Castelo de Bragança vai voltar a ser o palco de uma viagem no tempo até à invasão e cerco da cidade pelas tropas castelhanas e a retoma da sua posse após a assinatura do Tratado de Alcoutim, em 1371. De 12 a 15 de agosto, a história que retrata a paz do século XIV vai ser o tema da nova edição da Festa da História de Bragança.

Com o incrível cenário das muralhas, da cidadela e da torre de menagem do Castelo, o evento regressa com entrada livre e atividades pensadas para todas as idades. O Castelo de Bragança, um dos mais bem preservados de Portugal, acolhe durante quatro dias várias atividades, como música, teatro, danças do povo, histórias para miúdos, marionetas, artes circenses, esgrima medieval, oficinas de tecelagem, demonstrações de falcoaria e o cortejo oficial.

Para uma experiência ainda mais realista, foram idealizadas diversas áreas temáticas na cidade. No Porto de Controlo, por exemplo, os soldados irão controlar quem pode passar pelas muralhas. Se estiver à procura de recordações, é só ir até à Rua do Restolho, onde decorre o mercado (e onde acontecem histórias de amor e traições).

Os foragidos às autoridades e as classes sociais mais pobres escondem-se na Rua dos Larápios. A Praça será o espaço central onde são vendidos e trocados os produtos feitos pelos artesãos, enquanto que na Praça do Sustento pode aproveitar para beber e provar algumas receitas tradicionais.

Para encontrar produtos de mercadores oriundos de terras longínquas, é só passar pelo Largo da Feira. Já no Beco do Oculto, onde se encontram videntes e vendedores de produtos com poderes mágicos, os visitantes podem tentar descobrir o que o futuro lhes reserva. 

“Cada edição da Festa da História proporciona a quem visita momentos singulares e inesquecíveis, baseados em momentos históricos passados na região ou inspirados no seu extraordinário património simbólico, nomeadamente na tradição oral”, explica a Câmara Municipal de Bragança.

Entre os dias 13 e 14 de agosto (sábado e domingo), o Tratado de Paz que devolveu Bragança às mãos de D. Fernando será retratado. Outro dos momentos mais esperados do evento é o Torneio Medieval, que acontece nos dias 12 e 14 de agosto, às 19 horas: e no dia 15, às 22 horas, no Castelo de Bragança. 

Para participar nas atividades da festa, só precisa de fazer uma inscrição meia hora antes de cada sessão. Para mais informações, pode sempre consultar o site do município.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT