Na cidade

Bragança vai encher-se de aviões a fazerem acrobacias perigosas (ao estilo Top Gun)

O festival aéreo Careto AirShow está de regresso à cidade no primeiro fim de semana de julho.
As aeronaves estão de volta a Bragança. Foto: Fernando Pimparel.

Após dois anos de interregno, todas as festas que não aconteceram devido à pandemia estão finalmente a regressar. Por isso mesmo, o festival aéreo Careto AirShow volta a encher os céus de Bragança com aeronaves.

A quinta edição do evento está marcada para o primeiro fim de semana de julho, no aeródromo municipal de Bragança. As primeiras aeronaves vão surgir a 1 de julho, mas a organização revelou que “o grande dia, com maior concentração de atividades é a 2 de julho”.

O momento mais esperado do Careto AirShow é o espetáculo acrobático que acontece na tarde de sábado, a partir das 15 horas, com sete pilotos acrobatas já confirmados. Um deles é Ramón Alonso, que é precisamente o  melhor piloto do mundo neste género de acrobacias. 

O festival não se faz apenas de acrobacias, e o público também “poderá apreciar a exposição de aeronaves, algumas clássicas, bem como o desfile e exposição de carros antigos, habituais neste encontro”. Para os pilotos, haverá um espaço de aprendizagem onde se vai realizar um fórum sobre segurança.

Tal como o nome indica, os caretos são peça fundamental do evento e vão marcar presença. Vão emprestar também as máscaras coloridas aos profissionais que participarem nos saltos de paraquedistas.

Já ao final da tarde, ainda há espaço para batismos de voo solidários, onde um conjunto de pessoas selecionadas vai ter oportunidade de realizar esta experiência única pela primeira vez na vida. O festival continua durante o noite, com voos cativo de balão de ar quente e a festa dos anos 80 “Oitentamente”, que foi um sucesso na última edição.

No último dia, 3 de julho, o programa inclui espetáculos de acrobacias em aeromodelismo e voos de divulgação do território com fins solidários. As receitas serão depois revertidas para instituições do concelho.

Sem esquecer os miúdos, o aeródromo municipal terá ainda “um espaço dedicado a crianças, com monitores que garantem o divertimento dos mais pequenos dando mais liberdade aos pais”. 

 

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT