Fora de casa
ROCKWATTLET'S ROCK

Na cidade

BrickWorld: Gaia vai receber uma exposição da LEGO com sets interativos

Será inaugurada já em novembro e poderá visitá-la até fevereiro do próximo ano, no Museu Atkinson. É um programa para toda a família.

São coloridos, atravessam gerações e em breve vão transformar o WOW, o quarteirão cultural em Vila Nova de Gaia, no paraíso para os fanáticos das construções com blocos da LEGO. O espaço vai receber uma edição do BrickWorld ente 14 de novembro e 22 de fevereiro de 2026.

A exposição, instalada no Museu Atkinson, é organizada pela AFOL — Adults Fans of Lego (ou seja, fãs adultos de LEGO). Vai contar com vilas natalícias, castelos medievais, jardins e batalhas espaciais. As construções estarão espalhadas por diferentes salas onde haverá espaço para interação dos visitantes.

A Brickworld terá painéis tácteis, botões iluminados, sensores de movimento e quebra-cabeças para que miúdos e adultos possam desencadear certas ações como ativar sons e luzes, fazer com que neve caia ou descobrir constelações.

Os bilhetes custam entre 5€ (para os mais novos) e 10€ para adultos, que pode adquirir no local. Contudo, parte da receita será doada à Associação Legando que fará a distribuição de kits de construção a famílias desfavorecidas.

Após ter inaugurado três lojas certificadas em Portugal — no Centro Comercial Colombo e no Chiado em Lisboa, e no NorteShopping, em Matosinhos, respetivamente — a empresa dinamarquesa continua a apostar no nosso País. O novo espaço da marca abriu no Aeroporto de Lisboa, em dezembro do ano passado, e recebe os visitantes com um mural em LEGO da capital.

Com cerca de 82 metros quadrados, o ponto de venda inclui uma decoração feita a pensar na cidade e em Portugal e alguns dos sets mais procurados para entreter os miúdos em viagens, incluindo os conjuntos exclusivos das lojas oficiais.

Leia também o artigo da NiT sobre o designer português que trabalha na LEGO há vários anos e criou o maior e mais caro set de “Star Wars” que será lançado em outubro. Pode também ler o artigo sobre o artista português que tatua “desenhos tortos” com uma máquina feita com estes blocos coloridos.

ARTIGOS RECOMENDADOS