A Festa das Vindimas, regressa a Palmela, conhecida como a “Terra Mãe de Vinhos”, entre 29 de agosto e 3 de setembro. Tal como nos anos anteriores, a programação inclui vários concertos. Em 2024 o cartaz conta com Buba Espinho, Miguel Gameiro e Pólo Norte e Augusto Canário. Contudo, as datas exatos de cada espectáculo ainda não foram reveladas.
Para os que preferem uma abordagem mais ativa, a programação inclui diversas atividades desportivas, como o I Trail, a VIII Rampa das Vindimas e a Prova de Orientação das Vindimas.
Um dos momentos mais aguardados será, mais uma vez, a gala de seleção da Rainha das Vindimas, agendada para 28 de agosto, às 21h30, no Cine-Teatro S. João, em Palmela. Jovens entre 17 e 25 anos poderão inscrever-se online até 31 de julho para participar.
O evento contará também com a tradicional Pisa da Uva e a Bênção do Primeiro Mosto, que, como é habitual, se realizará no domingo, especificamente no dia 1 de setembro. Este é um momento de agradecimento e valorização do vinho, um símbolo da região. Além disso, haverá um cortejo das vindimas, onde carros alegóricos representando os produtores agrícolas desfilarão pelas ruas.
No Largo São João, junto ao palco dos concertos, estarão vários produtores a apresentar os seus vinhos. A Bacalhôa, Casa Ermelinda de Freitas, José Maria da Fonseca, Casa Agrícola Assis Lobo, Malo Wines, Cooperativa Agrícola de Pegões, Venâncio da Costa Lima, Sociedade Vinícola de Palmela, Xavier Santana, Casa Agrícola Horácio Simões e a Adega Camolas estão entre as presenças confirmadas.
A primeira edição Festa das Vindimas de Palmela realizou-se em 1963, fruto do desejo da comunidade local em promover uma grande celebração anual que exaltasse os valores e riquezas da região.