Na cidade

Cabalgata de los Reyes Magos: a tradição voltou às ruas de Espanha e as fotos são lindas

Em Portugal, come-se bolo-rei e desmonta-se a árvore. Os espanhóis celebram a chegada dos Reis Magos com carros alegóricos, música e doces.
O momento mais esperado do ano.

A 6 de janeiro come-se bolo-rei e cantam-se as janeiras. É também o dia que marca o fim oficial das festividades natalícias e a data a partir da qual deixa de ser socialmente aceite manter a árvore de Natal montada ou manter as luzes nas janelas. Em alguns países, aliás, 12 dias depois do jantar de Consoada já nem se encontram vestígios destas celebrações. Tal não acontece em Espanha.

Aqui ao lado, o espírito festivo mantém-se para lá da Passagem de Ano e estende-se pela primeira semana de janeiro. É mesmo nesta altura — principalmente com a aproximação do dia 6 — que os festejos ganham mais força. Afinal, é nessa data, o conhecido Dia de los Reyes (ou Dia de Reis, em português), que os miúdos recebem os seus presentes de Natal. É verdade. Enquanto os mais novos de outras parte do mundo esperam ansiosamente que o Pai Natal chegue no dia 24 ou 25 de dezembro, em Espanha, os sapatos são colocados à porta apenas na noite de 5 de janeiro.

Como forma de o celebrar, há grandes desfiles — as cabalgatas — nessa noite. É quase como uma festa de final de ano, mas em vez de se celebrar a chegada de um novo ano, comemora-se o regresso de Melchior, Gaspar e Baltazar. Como tal, todos os habitantes das cidades e vilas saem à rua para encenar o percurso dos Reis Magos.

E este ano não foi diferente. Depois de terem sido suspensas em 2021, e de terem capacidade limitada em janeiro de 2022, as chamadas Cabalgatas de los Reyes Magos voltaram às ruas de Espanha. A noite da quinta-feira passada, 5 de janeiro, foi marcada por milhares de miúdos e adultos nas ruas da capital espanhola à espera para apanhar os doces atirados pelos próprios protagonistas do evento.

Para alegria de milhares de participantes, o Cortejo regressou ao tradicional percurso. Assim, desde a Plaza de San Juan de la Cruz até à emblemática Cibeles, contou-se com um grande desfile de luz, magia e cor, com danças e diversão para todos os que lá chegaram.

Chamartín, foi o primeiro bairro a iniciar a procissão logo no dia 3. Na quarta-feira, 4 de janeiro, foi a vez de Carabanchel, Ciudad Lineal, Moncloa-Aravaca, Moratalaz, Tetuán e Usera fazerem os seus desfiles.

A festa continuou e na quinta-feira, 5 de janeiro, chegou a Latina, Móstoles, Vicálvaro, Barajas e Villa de Barajas. Mas foi mesmo às 18h30 que aconteceu o grande desfile em Madrid. O Anjo da Paz abriu o cortejo, seguido pelos carros alegóricos, músicos e bailarinas. Houve pássaros, elefantes africanos e, claro, toneladas de doces.

Origem

A Cabalgata de los Reyes Magos é uma tradição espanhola cuja origem remonta ao século XIX . A primeira celebração deste tipo aconteceu em Alcoi (na província de Alicante). Mais tarde, a população de Granada (na Andaluzia) também aderiu à celebração e, pela primeira vez, os Reis Magos percorreram as ruas da cidade, com o objetivo de angariar brinquedos para as crianças mais carentes. Atualmente, é uma grande festa que acontece no dia 5 de janeiro em todas as partes do país. Mas nem todos os desfiles são iguais.

O mais antigo é, então, o de Alcoi. O desfile começa na zona do Camí e percorre a cidade até terminar na Alameda. Os reis, acompanhados pela sua comitiva real, viajam em camelos. Chegados à Praça de Espanha, oferecem ouro, incenso e mirra ao menino Jesus. Engane-se, porém, quem pensa tratar-se de uma celebração como qualquer outra. Esta tem algo bastante peculiar já que altera a ordem habitual dos reis: Melchior, Gaspar e Baltazar.

Um dos desfiles de Reis Magos mais curiosos da Espanha é o de Gijón (na província das Astúrias), onde as figuras chegam num helicóptero que aterra no areal praia de San Lorenzo. É ali que os assistentes dos monarcas recolhem as cartas com os desejos dos miúdos.

Em Mahón (em Menorca), os Três Reis Magos não chegam de helicóptero, mas sim de barco. O espetáculo começa quando o navio chega ao porto. Ali estão à sua espera os carros alegóricos para iniciar o passeio pelo centro da cidade. Ao longo do desfile são representadas cenas de Belém, além de filmes infantis. Dura mais de duas horas e termina nos Paços do Concelho, onde os reis visitam o Menino Jesus e lhe entregam os seus presentes.

A Associação Desfile dos Reis Magos de Pamplona (na província de Navarra) existe desde 1996, pelo que não é de estranhar que tudo seja pensado ao mais ínfimo pormenor. Desde 31 de dezembro, a carruagem com as bandeiras e os dromedários reais circulam pela cidade para que os miúdos lhes entreguem as suas cartas. No dia 5, o passeio começa no Portal de Francia, e a comitiva inclui mergulhadores, um grupo de cavaleiros e uma banda filarmónica.

Carregue na galeria para conhecer melhor a celebração espanhola mais aguardada do ano e ver algumas das incríveis imagens das Cabalgatas de los Reyes Magos que aconteceram um pouco por todo o país.

ver galeria

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT