A Câmara Municipal de Lisboa começou a multar residentes e empresas que deixam sacos do lixo fora dos respetivos contentores, revelou a TVI e a CNN Portugal. Segundo a investigação, este ano já foram registadas mais de seis mil contraordenações e as coimas podem atingir os 100€.
Esta medida está a ser levada a cabo por uma equipa de higiene urbana que examina todo o lixo que é colocado na via pública. Depois de serem identificados sacos fora do local indicado, os funcionários abrem-nos e procuram cartas e outros documentos que possam revelar a identidade dos responsáveis, que são guardados como prova e justificação das multas.
A TVI e a CNN Portugal também garantiram ter recebido denúncias de habitantes locais que foram multados sem razão, como um morador de Belém que recebeu uma multa devido a um saco do lixo deixado na freguesia do Lumiar, ou seja, a mais de dez quilómetros de distância.
A Câmara Municipal de Lisboa está agora a ser criticada pelos moradores, nas redes sociais, devido a eventuais questões legais no que diz respeito à violação de correspondência.
Mesmo assim, a autarquia afirma que todas estas operações respeitam o regulamento de gestão de resíduos, higiene urbana e limpeza da cidade. Defende ainda que todas as ações estão a ser realizadas respeitando o quadro regulamentar vigente. O objetivo é simples: combater o despejo de resíduos fora dos contentores e manter a cidade limpa.