Depois de um fim de semana caótico no Aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa, com longas filas de espera e pessoas descontentes, o cenário não conheceu melhorias esta segunda-feira. E espera-se uma semana bastante difícil para quem tem viagens aéreas marcadas de ou para a capital.
De acordo com a informação disponibilizada no site da ANA — Aeroportos de Portugal, já foram canceladas 14 partidas e 17 chegadas, entre as quais as ligações da TAP com as cidades de Bilbau, Praga, Amesterdão e Bruxelas.
A British Airways cancelou dois voos que faziam ligação entre Lisboa e Londres, e a Easyjet também não vai realizar as duas ligações previstas entre a capital e Madrid.
No aeroporto Sá Carneiro, no Porto, também existem problemas, embora em menor escala. A Easyjet já cancelou o voo que devia partir para Toulouse, às 19 horas, e a ligação com partida prevista do aeroporto de Orly, em Paris, para o Porto, também não vai acontecer.
No sábado, 2 de julho, o fluxo aeroportuário em Lisboa conheceu graves constrangimentos. Um total de 65 voos ficaram por realizar, com 40 chegadas e 25 partidas. Inicialmente, a previsão passava pelo cancelamento de 32 voos, 14 dos quais eram partidas para Porto Santo e outros destinos europeus e mundiais, como Filadélfia (nos EUA), Acra (no Gana), Dakar (no Senegal) e Varadero (em Cuba). Ao longo do dia, porém, as três dezenas estenderam-se para cerca do dobro.
A maioria das situações de voos cancelados, de acordo com os dados partilhados no site da ANA, envolvem a TAP. A companhia aérea explica ainda que os cancelamentos podem estar relacionados com o rebentamento dos pneus de um jato privado que, na passada sexta-feira, levou a fechar a pista do aeroporto.
Uma vez que os cancelamentos estão a afetar não só toda a Europa, mas também destinos com os Estados Unidos, estão a registar-se centenas de voos cancelados no território norte-americano, Madrid e Paris.