Na cidade

Cardigos: a praia fluvial a duas horas de Lisboa que é um sonho para as férias

Tem água transparente, piscinas e recebeu o Galardão de Ouro. Fica junto à Barragem do Vergancinho.
Em Mação.

Os últimos anos não têm sido anos propriamente fáceis para uma das praias fluviais mais bonitas do País. No final do mês de julho de 2019, a Praia Fluvial de Cardigos, em Mação, surgia nas notícias pelos piores motivos. Tinha sido afetada pelos fortes incêndios da região, levando ao seu fecho em plena época balnear, ainda que retomando pouco depois a normalidade possível.

No final desse verão, ajudando a recuperar o fôlego de um local que além de tudo o resto é também um foco importante para a economia e turismo do concelho, o Presidente da República foi a banhos em Cardigos. Marcelo Rebelo de Sousa prometera ajudar no que pudesse as pessoas afetadas pelos terríveis fogos e, a 28 de agosto, foi a Mação dar um mergulho na praia fluvial, como apoio ao turismo da região.

Com 2020 veio a pandemia e a praia voltou novamente a não saber se abria, desta vez por motivos relacionados com a saúde pública — apesar de, no verão, ter conseguido receber pessoas, com o cumprimento das regras entretanto definidas de distanciamento e limite de lotação, entre outros. E chegamos a 2021, ainda com pandemia e com as mesmas regras, e a praia recebe pela primeira vez um importante galardão: o de Qualidade de Ouro, da Quercus, pela excelência de qualidade da água em critérios rigorosos.

Este pode ser, por isso, o ano em que finalmente descobre este segredo. Segundo o portal “Médio Tejo”, a época balnear arrancou em Mação a 12 de junho e decorre até 12 de setembro, estando ao dispor dos veraneantes e visitantes do concelho as praias fluviais de Carvoeiro, Cardigos e Ortiga, todas com bares de apoio com iniciativas, petiscos e esplanada.

Por perto, e depois de um dia de banhos, pode visitar a barragem, as cascatas e pegos, as levadas e miradouros antigos, e um vasto património a descobrir através de percursos pedestres das Rotas de Mação.

Como chegar até lá

Se a praia do Carvoeiro é uma das mais conhecidas da região, a de Cardigos é muito mais do que uma simples praia fluvial: na entrada que liga Cardigos ao lugar dos Vales, perto da Barragem do Vergancinho na parte norte do concelho de Mação, esta praia fluvial vale a pena a visita também pelas instalações.

Aqui, o vale da ribeira transformou-se no fundo numa enorme piscina (ou várias), mas há muito mais. Há sombras, várias zonas de estar, incluindo áreas relvadas, parque de merendas, duas churrasqueiras cobertas e um bar de apoio à praia fluvial. Durante o verão há um nadador salvador. Em anos antes da pandemia, podia acampar lá por perto ou levar a sua autocaravana.

Em 2013, a praia de Cardigos venceu a Estrela do Médio Tejo na categoria Património Natural – Praias Fluviais. A água é transparente e existe ainda uma zona relvada muito convidativa para estender a toalha e um pequeno espaço com areia e chapéus de palha.

Segundo o Google Maps, para chegar à praia leva exatamente duas horas a partir de Lisboa se for pela A1, um bocadinho mais se for pela A13. Do Porto, tem apenas cerca de 2h15 a separá-lo de uns banhos que parecem de piscina gigante, numa água clara e de rio.

De seguida, carregue na galeria para conhecer melhor a Praia de Cardigos, que pode visitar este verão.

 

 

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT