Com a aproximação da época mais animada do ano, Vila Nova de Famalicão apresenta uma programação repleta de atividades para reavivar a “Casa do Carnaval”. A festa, que começou a ser organizada nos anos 80 por um grupo de foliões da cidade, transformou-se num verdadeiro fenómeno nacional, atraindo centenas de famílias e grupos de amigos.
“Vila Nova de Famalicão volta a ser ‘A Casa do Carnaval’ e a casa de todos quantos quiserem viver os festejos carnavalescos mais divertidos e espontâneos do País, numa noite de folia sem igual”, promete a Câmara Municipal. As atividades arrancam a 28 de fevereiro, às 14h30, com um desfile infantil que contará com a participação das escolas e instituições locais.
A quinta edição da exposição de máscaras e caretos será inaugurada a 1 de março, às 15 horas, na freguesia de São Miguel Seide. O desfile dos caretos de bicicleta está marcado para o dia seguinte, 2 de março, às 10 horas. O percurso pela cidade começa na Rua Manuel Pinto de Sousa e termina na Alameda da Cidadania.
Já a noite mais longa do ano será celebrada a 3 de março, com o aguardado desfile e concurso de mascarados. A partir das 20h30, o centro urbano transforma-se no epicentro da folia, oferecendo animação nas ruas, nos bares, restaurantes e nos quatro palcos distribuídos pela cidade: Rua Luís Barroso, Praça 9 de Abril, Praça D. Maria II e Praça – Mercado Municipal.
A programação culmina a 4 de março, com desfiles em todo o concelho. Os festejos encerram com a tradicional Queima dos Galheiros, uma prática que remonta às tradição pagã que consiste essencialmente em fazer uma fogueira com uma grande pilha de mato e silvas em torno de um tronco de pinheiro.