Na cidade

Carros Elétricos Históricos vão desfilar pelo Porto

A viagem de inauguração oficial da primeira linha de transporte público urbano vai ser recriada este domingo, 15 de maio.
Aproveite para levar a família.

O tradicional desfile de Carros Eléctricos Históricos está de regresso ao Porto, desta vez com um toque muito especial: a viagem de inauguração oficial da primeira linha de transporte público urbano faz 150 anos. Por isso, este domingo, 15 de maio, vai ser dia de festa no Museu do Carro Elétrico.

Realizada a 15 de maio de 1872, esta viagem inaugural ligou o Porto a Matosinhos e a Leça da Palmeira e foi feita pelo “americano”, que depois de restaurado regressa à circulação para esta festa. “O ‘americano’ trata-se de uma viatura de transporte público puxado por uma ou mais parelhas de mulas ou cavalos que circulava sobre carris, sendo esta a característica que o tornou verdadeiramente revolucionário nos finais do século XIX”, explica a STCP em comunicado.

Assim, o desfile deste ano contará com o “americano”, mas também com as 14 viaturas históricas que fazem parte do acervo do Museu do Carro Eléctrico. A partida está marcada para o Infante, às 15h30, com paragem no Museu do Carro Eléctrico às 16 horas. Aí, os participantes vão poder ver a encenação da parte final da viagem inaugural, a cargo do Rancho Folclórico do Porto. Às 16h30, o desfile segue até ao Passeio Alegre, antes de fazer o percurso inverso, retomando depois os seus lugares habituais no museu.

Os bilhetes para o desfile custam 8€, sendo que os miúdos entre os cinco e os 12 anos pagam apenas 5€. Pode comprar os ingressos tanto no Museu do Carro Elétrico como diretamente nos elétricos que vão desfilar. Como bónus, as visitas ao museu serão gratuitas durante a tarde deste domingo, 15 de maio.

Será esta recriação — embora numa versão mais curta, apenas entre a Alfândega e o Museu do Carro Elétrico — da inauguração oficial da primeira linha de transporte público urbano que lança as comemorações dos 150 anos da exploração do transporte coletivo no Porto e em Matosinhos pela empresa Companhia Carril Americano do Porto à Foz e Matosinhos, que mais tarde se transformou na STCP.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT