A sustentabilidade é um tema cada vez mais abordado nas diferentes áreas da nossa vida. E a reutilização de materiais é uma das práticas mais simples de evitar desperdício de resíduos que poluam o planeta. Assim, temos assistido à crescente oferta de produtos usados mas em bom estado que, depois de cumprirem o objetivo para um consumidor, podem ainda servir perfeitamente para outro. Um bom exemplo disso são os carros. Nem todas as famílias podem comprar um automóvel novo. E a verdade é que muitos deles, em segunda mão, estão mais do que aptos para passarem uns bons anos de estrada.
A Toyota alinhou-se a esta tendência de consumo verde e mais responsável ao lançar, em 2017, o seu programa de usados — Toyota Usados de Confiança. Aliando os seus padrões de qualidade à necessidade dos consumidores, o programa permite que estes adquiram um carro que, não sendo novo, está avaliado pela marca como em “perfeito estado” — e com um preço mais apetecível, claro. Melhor ainda é que a marca japonesa aceita o anterior carro do cliente para retoma.
“Enquanto marca que tem como premissa a sustentabilidade ambiental e por construir automóveis com elevados padrões de qualidade, a Toyota alinha-se com a tendência universal de outros sectores de consumo, que promovem a economia circular. Com o mote ‘Repensar, Renovar, Recomeçar’, a campanha de comunicação que agora lançamos para o programa de usados pretende evidenciar que a escolha por um Toyota Usado é uma escolha inteligente e positiva para o ambiente, em linha com a estratégia ‘Vamos Mais Além'”, explica Ricardo Amaral, diretor de marketing, comunicação e produto da Toyota.
Esta estratégia prende-se, por exemplo, com a disponibilização de um simulador de retoma online, em que os utilizadores podem descobrir o valor do seu carro na troca por um mais recente e mais eficiente. Só com este simulador, e em pouco mais de sete anos, já foram geradas mais de 20 mil propostas de retomas, das quais cerca de um terço são de automóveis com mais de 10 anos.
“Assim podemos ver o impacto que a estratégia de ‘Repensar, Renovar, Recomeçar’ pode ter para o ambiente”, acrescenta Ricardo Amaral.
Neste momento, está a decorrer uma campanha especial em viaturas Toyota C-HR e Corolla. Pode, por exemplo, encontrar um Toyota C-HR 1.8 Hybrid Confort 2022 a partir de 24.250€; e um Corolla 1.8 Hybrid Comfort 2022 desde 21.250€.
“Na Toyota, vemo-nos como mais do que uma empresa que fornece soluções de mobilidade. Somos cidadãos do mundo e, portanto, temos uma responsabilidade para com o planeta — deixar as coisas melhores do que as encontramos. A sustentabilidade é fundamental para a forma como fazemos negócios. Contribuímos para a sustentabilidade do planeta e desenvolvimento social através de atividades comerciais em cooperação com a sociedade global”, acrescenta Ricardo Amaral.
Para os que têm dúvidas sobre a satisfação em relação a comprar um usado, a marca tem tudo pensado. Aqui os carros usados passam por uma verificação de 145 pontos para garantir que quando são colocados na plataforma Usados de Confiança se encontram nas melhores condições para serem vendidos a um novo condutor.
Além disso, a Toyota oferece uma garantia até 10 anos, um check-up gratuito após 1.500 quilómetros, chave na mão, cobertura extra da bateria do sistema híbrido e ainda se compromete com a venda sob total satisfação do cliente ou reembolso.