A partir de fevereiro, se ficar a dormir em Cascais vai ter de pagar mais 1€ por noite. Foi esta a decisão que saiu da reunião realizada esta quinta-feira, 12 de janeiro, na Câmara Municipal de Cascais. Com esta nova taxa — que por enquanto só vai ser aplicada a hotéis — a câmara pretende angariar mais de um milhão de euros para investir na agenda de eventos e em novos projetos.
Esta opção da Câmara Municipal de Cascais já tinha sido aprovada em outubro pela Associação de Turismo de Cascais. No entanto, esteve envolvida em alguma polémica já que tanto Associação de Directores de Hotéis de Portugal como a Associação Regional dos Hoteleiros da Costa do Estoril, Sintra, Mafra e Oeiras não estavam a favor, uma vez que achavam que a decisão não considerava a rentabilidade para os hotéis.
A Câmara vai investir o dinheiro em projetos como o novo Museu de Arte Urbana, que vai ser construído junto da Marina de Cascais. Vai ter mais de 300 obras de Vhils, embora não seja um museu dedicado ao artista. O Centro Comercial Cruzeiro, no Monte Estoril, também vai ser transformado numa Academia das Artes e está também previsto um auditório de 400 lugares, uma biblioteca e uma mediateca.
No que toca a eventos, a Câmara de Cascais vai também utilizar esta verba para a Festival Internacional de Cultura, em setembro, onde Paul Auster, Jonathan Franzen e Haruki Murakami vão estar presentes.