Fora de casa
ROCKWATTLET'S ROCK

Na cidade

Castelo de Paderne volta a promover uma visita gratuita este mês

O monumento, no concelho de Albufeira, sobreviveu ao terramoto de 1755 e foi alvo de várias recuperações ao longo do anos.

O Castelo de Paderne, em Albufeira, no Algarve, vai estar aberto para receber os visitantes que queiram conhecer este que se assume como “um dos maiores símbolos do património histórico regional”. O objetivo é abrir as portas deste monumento, datado do século XII, de forma a valorizar o espaço enquanto ponto turístico.

A iniciativa “Castelo de Portas Abertas” terá nova data já esta quarta-feira, 24 de setembro. A entrada é gratuita, ou seja, entre as 10 e as 16 horas, qualquer pessoa vai poder andar pelas ruínas do Castelo livremente, sem pagar um cêntimo. 

Segundo a Câmara Municipal de Albufeira, que organiza as visitas, vão estar presentes técnicos especializados que poderão revelar toda a história do Castelo. Não será preciso qualquer registo ou inscrição prévios.

Construído no século XII, o monumento foi conquistado em 1240, por D. Paio Peres Correia. Está localizado a 100 metros de altitude e, por esta razão, era utilizado como defesa do reino cristão. Séculos mais tarde, a população abandonou o interior das muralhas para o norte da região e, em 1858, o espaço foi desativado.

Antes de ser encerrado, o Castelo foi fortemente afetado pelo terramoto de 1755. Na altura, o fenómeno natural causou a derrocada parcial da torre e das muralhas. Nos últimos anos, foi alvo de várias intervenções de restauro, incluindo a recuperação das muralhas em taipa militar em 2023. 

ARTIGOS RECOMENDADOS