Prepare as toalhas para a relva e as mantas para a noite. O cinema grátis ao ar livre está de volta ao Lumiar. A edição deste ano do CineConchas, no jardim da Quinta das Conchas, em Lisboa, começa no final de junho e já tem cartaz completo. Para os próximos meses, a organização escolheu um conjunto de filmes que se destacaram no ano passado — com uma exceção.
Os filmes começam sempre à mesma hora, 21h45, e como é habitual a entrada é livre. O CineConchas arranca a 29 de junho, com “Decisão de Partir”, de Park Chan-wook. Ao longo da primeira semana poderá ver “Ela Disse”, de Maria Schrader (30 de junho), e o filme de animação “Tad o Explorador e a Tábua de Esmeralda”, de Enrique Gato (a 1 de julho).
A segunda semana inclui o único filme que não estreou em 2022: “A Lei de Teerão”, de Saeed Roustaee (6 de julho), estreado em 2019. Seguem-se “Triângulo da Tristeza”, de Ruben Ostlund (a 7 de julho), e uma sessão dupla com “Ice Merchants”, de João Gonzalez, e “Top Gun: Maverick”, de Joseph Kosinski (8 de julho).
A última ronda do CineConchas exibe os filmes “A Voz das Mulheres”, de Sarah Polley (a 13 de julho); “Elvis”, de Baz Luhrmann (a 14 de julho); e “O Gato das Botas: O Último Desejo”, de Joel Crawford (a 15 de julho).
O festival de cinema ao ar livre acontece de 29 de junho a 15 de julho. Serão três semanas com filmes sempre às quintas, sextas e sábados à noite. O Parque da Quinta das Conchas e dos Lilases, no Lumiar — o segundo maior parque público da cidade, apenas superado pelo Parque Florestal de Monsanto — é o palco anual do ciclo de cinema ao ar livre que anima as noites de verão em Lisboa desde 2008.