Na cidade

Chaves vai recuar dois mil anos com uma festa gratuita inspirada no Império Romano

A Festa dos Povos transforma a cidade num palco ao ar livre. Tudo acontece nas margens do Rio Tâmega já na próxima semana.

Durante três dias, Chaves será palco de uma viagem por dois mil anos de história. A região, no distrito de Vila Real, vai regressar à época galaico-romana, entre os dias 14 e 16 de agosto, com a realização da Festa dos Povos, uma iniciativa que celebra a história da antiga Aquae Flaviae, como era antigamente chamada a cidade.

O objetivo é recriar o ambiente da antiga cidade ligada ao Império de Tito Flávio Vespasiano. Durante várias décadas, as legiões romanas viveram em Chaves, onde ergueram estruturas defensivas,  construíram a Ponte de Trajano, aproveitaram as águas minerais através de balneários termais e exploraram recursos naturais da zona.

A edição deste ano da Festa dos Povos vai celebrar precisamente esta herança. O certame vai contar com 98 expositores, entre artesãos e mercadores, bem como cerca de 200 figurantes, que vão dar vida ao mercado galaico-romano e às várias recriações temáticas.

Tudo se passa nas margens do rio Tâmega, nos arredores da Ponte Romana de Trajano. Ali, os visitantes vão ter acesso a propostas gastronómicas, bebidas, artesanato, recriações históricas e mitológicas, música, dança, jogos tradicionais, demonstrações e atividades para os miúdos.

Nas áreas temáticas, poderá visitar o Acampamento de Gladiadores e Militares Romanos, o espaço dos Povos Galaicos, o Panteão dos Deuses e a Exposição de Tortura.

Além disso, ao longo do dia, poderá assistir recriações ao vivo, como combates entre gladiadores, simulações bélicas, falcoaria, cortejos, interpretações musicais e bailados ancestrais. Todas as noites, o evento vai chegar ao fim com um espetáculo no rio Tâmega.

A entrada na Festa dos Povos é gratuita para todas as idades. O mercado vai abrir portas pelas 18 horas. 

É um evento especial.

Ouça o áudio deste artigo

ARTIGOS RECOMENDADOS