Na cidade

Chega em 2025 a nova linha Violeta do Metro de Lisboa. Vai ligar Loures e Odivelas

O percurso irá surgir à superfície, com 19 estações e 13 quilómetros de extensão.
A linha não vai ser só de superfície.

A confirmação desta ligação foi dada em julho, quando o Metropolitano de Lisboa, a Câmara Municipal de Loures e a Câmara Municipal de Odivelas assinaram o Protocolo de Cooperação para o desenvolvimento de uma rede de Transporte Coletivo em Sítio Próprio (TCSP), em modo de Metro Ligeiro de Superfície (MLS) que ligará os concelhos de Loures e Odivelas, através da estação do Metropolitano de Lisboa de Odivelas. Agora, começam a conhecer-se mais detalhes sobre a ligação da nova linha Violeta.

A nova linha chegará só lá mais para finais de 2025, mas concretizará a ligação entre os concelhos de Loures e Odivelas, entre o Hospital Beatriz Ângelo e o Infantado, com ligação depois ao metro de Odivelas. O percurso contará com 19 estações e terá um total de 13 quilómetros. Do lado de Loures, atravessa as freguesias de Loures, Santo António dos Cavaleiros e Frielas. Em Odivelas, passará pela Póvoa de Santo Adrião e Olival de Basto, Odivelas, Ramada e Caneças.

Apesar de se tratar de uma linha maioritariamente de superfície, haverá pelo menos tres subterrâneas. Debaixo de terra ficarão as estações de Jardim do Radial, Ramada Escolas e Jardim do Castelinho.

O investimento insere-se no Plano de Recuperação e Resiliência e conta com uma dotação financeira de 250 milhões de euros. No âmbito deste Protocolo, competirá ao Metropolitano de Lisboa desenvolver os estudos prévios e a avaliação da viabilidade e conceção deste projeto de mobilidade.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT