Portugal apresenta o segundo pior desempenho em literacia financeira da União Europeia. Apenas 42 por cento dos portugueses conseguiu responder corretamente a três de cinco questões sobre literacia financeira básica no estudo do grupo de reflexão Bruguel, revelado em fevereiro deste ano. Um resultado muito abaixo da média dos 27 Estados-Membros da União Europeia, que se situa nos 52 por cento.
É exatamente para acabar com a dificuldade a aceder a informação credível e simples de entender que surge o Futuro em Dia. O mais recente projeto do novobanco pretende democratizar a aprendizagem sobre literacia financeira que todos deveriam ter — e o melhor é que é totalmente gratuito.
Todos os artigos e recursos são desenvolvidos em parceria com especialistas do novobanco, garantindo que o conteúdo é preciso, relevante e aplicável no dia a dia. “O Futuro em dia disponibiliza simuladores, ferramentas interativas e guias práticos, ajudando os utilizadores a transformar o conhecimento em ação”, explica Vicente Moreira Rato, diretor de retail marketing do novobanco.
Exemplo disso é o artigo que explica como funciona o novo apoio do Estado para compra da primeira habitação por jovens até aos 35 anos — um tema super atual sobre o qual muitos têm interesse, mas também dúvidas. E esqueça os termos complicados. Aqui, numa rápida leitura, ficará a perceber quem tem direito, o que é necessário, que apoio é este em termos práticos e tudo com recurso a um exemplo com valores, para se entender realmente aquilo que esta iniciativa oferece.
Esta etapa decisiva conta ainda com mais conteúdos explicativos no site, como um artigo que explora as diferenças entre comprar ou arrendar uma casa e até um guia completo, que explica conceitos importantes e ajuda a perceber os gastos totais e até qual o orçamento máximo ao qual pode chegar.
Poupar, viajar, investir — o importante é saber aplicar o dinheiro em função dos nossos objetivos
Para quem este ainda não é um tema, há outros objetivos que são tidos em conta na plataforma do novobanco, seja para quem quer começar o seu próprio negócio ou para os aventureiros, que têm como sonho de vida viajar mais. Sim, as viagens também têm um artigo inteiramente dedicado a elas, para que possa fazê-lo de forma financeiramente consciente.
Analisar as finanças em casal, tomar as melhores decisões para o futuro dos filhos ou pensar nas melhores práticas para conseguir uma reforma confortável, são também temáticas possíveis de explorar no Futuro em dia. Para famílias, por exemplo, é possível encontrar aqui uma checklist essencial para gerir o orçamento, mas também há um mapa para entender melhor os gastos que se tem com um filho, no qual os especialistas até partilham apoios aos quais se pode candidatar para colmatar as despesas.
Mas há temas que são mesmo para todos. Os que estão a começar a olhar para o dinheiro de uma nova forma, podem nesta plataforma descobrir como dar um passo essencial antes de tudo o resto: criar um fundo de emergência. Já quem tem garantida a rede de segurança, pode, com a ajuda do guia de investimento, maximizar o seu dinheiro e vê-lo crescer sem esforço.
Acima de tudo, o Futuro em dia é um espaço de partilha de conhecimento disponível para todos. Para que não haja mais dúvidas sobre temas que são mais simples do que aquilo que muitos pensam.