Na cidade

Chuva e trovoada deixam 6 distritos em alerta — mas continua o risco de incêndio

Esta quarta-feira, 12 de agosto, as temperaturas máximas chegam aos 30 graus, de acordo com o IPMA.
É um dia atípico.

Esta quarta-feira, 12 de agosto, fica marcada por um dia atípico para esta altura do ano. Quase todo o País tem previsão de chuva e alguns até trovoada. Aliás, há seis distritos em alerta por causa deste cenário, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Os distritos de Vila Real, Bragança e Guarda estão em aviso laranja até às 18 horas. Viana do Castelo, Braga, Porto e Viseu encontram-se sob aviso amarelo até à mesma hora. Algumas destas zonas dos País já registaram ocorrências nas últimas horas, como Chaves e Bragança — pode ver as imagens de inundações e trovoada neste artigo.

Apesar do mau tempo, uma dezena de municípios dos distritos de Bragança, Guarda e Faro estão em risco máximo de incêndio. De acordo com o IPMA, em risco muito elevado de incêndio estão mais de 50 municípios no interior norte e centro e dois no Algarve.

Já em risco elevado estão mais de 60 concelhos dos distritos de Bragança, Vila Real, Porto, Aveiro, Viseu, Coimbra, Leiria, Santarém, Castelo Branco, Portalegre, Beja e Faro.

Toda a região do Alentejo está sob aviso amarelo, bem como cerca de quatro de dezenas de municípios do litoral norte e centro. Em risco verde encontram-se cerca de 60 concelhos do norte do País e da Área Metropolitana de Lisboa.

As temperaturas máximas vão estar entre os 23 (Porto, Aveiro e Sines) e os 30 graus (Castelo Branco), enquanto as mínimas ficam entre os 14 (Castelo Branco, Portalegre e Viseu) e os 19 graus (Faro). Na quinta-feira, 13 de agosto, os termómetros voltam a subir e não há previsão de chuva.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

NiTfm

AGENDA NiT