Na cidade

Chuva e vento forte acalmam a meio da semana mas voltam em força no fim de semana

Depressão Bert fez-se sentir durante o fim de semana, embora efeitos diminuam nos primeiros dias da semana.
Prepare-se.

Os efeitos da depressão Bert começaram a sentir-se em Portugal no final do dia deste domingo, 24 de novembro. Desde a meia-noite e as 7 horas desta segunda-feira foram registadas mais de 500 ocorrências devido à chuva e vento forte. O cenário nas próximas horas será semelhante, embora com menos intensidade.

A última semana de novembro arranca com os restos da frente fria e do rio atmosférico associados à depressão Bert, segundo a “Meteored”. Isto significa que a chuva vai continuar a cair, sobretudo nas regiões Norte e Cento, e o vento vai continuar a soprar forte devido à “formação de pequenas baixas nas proximidades do nosso País e Espanha”.

Para esta segunda e terça-feira, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) já colocou sete distritos do continente soba viso amarelo devido à previsão de agitação marítima forte. O aviso abrange os distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro, Coimbra, Leiria e Lisboa.

Ainda assim, prevê-se um desagravamento do estado do tempo no continente ao longo desta segunda-feira, com períodos de céu muito nublado, chuva, sendo pouco frequente a partir da tarde. Prevê-se ainda a diminuição da intensidade do vento e descida de temperatura.

O estado do tempo vai começar a melhorar gradualmente nos dias seguintes, graças a uma crista subtropical que trará temperatura anormalmente quentes para esta época do ano, com cerca de três a seis graus acima dos valores médios. De norte a sul do País, quase todas as regiões irão registar “temperaturas diurnas mais primaveris do que outonais”, com máximas a rondar os 20 e 21 graus.

Entre terça e quinta-feira a precipitação deverá dar tréguas em quase todo o País, com exceção para alguma chuva fraca e dispersa em locais da região norte. Nos restantes distritos, como Lisboa, estes dias serão secos, com pouca ou nenhuma chuva. 

Contudo, a partir de sexta-feira, 29 de novembro, há grandes possibilidades do tempo voltar a mudar devido à chegada de uma nova e ativa frente atlântico que poderá prolongar-se pelo fim de semana, trazendo chuva para Portugal continental.

 

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT