Após semanas estáveis e com poucos períodos de chuva, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) lançou um alerta devido à previsão de céu muito nublado e aguaceiros fortes, que podem ser acompanhados de trovoada e granizo a partir desta quarta-feira, 13 de novembro.
O aviso amarelo foi emitido para os distritos de Beja e Faro, a vigorar entre as 6 e as 12 horas, de quinta-feira, e entre as 6 e as 15 horas, de sexta-feira. Em Lisboa e Setúbal, estará ativo entre as 12 e as 18 horas, de quinta-feira.
Numa atualização, o IPMA alargou o alerta para os distritos de Castelo Branco e Guarda devido à previsão de queda de neve acima dos 1400 ou 1600 metros, entre as 15 e as 21 horas desta quarta-feira.
No caso das ilhas, o mau tempo também vai atingir o grupo Central dos Açores, ou seja, Faial, Pico, Terceira, Graciosa e S. Jorge, devido à chuva forte e persistente, acompanhada de trovoada até às 15 horas.
Quanto aos termómetros, as temperaturas mínimas deverão oscilar entre os 3 graus, na Guarda e em Bragança, e os 15 graus em Faro. Já as máximas começam nos 12 na Guarda e podem chegar aos 22 em Faro.
O aviso amarelo, o terceiro menos grave, é emitido pelo IPMA sempre que existe uma situação de risco para determinadas atividades dependentes das condições meteorológicas.