Na cidade

Chuva, granizo, trovoada e vento colocam Portugal em alerta laranja e amarelo

Os próximos dias vão ser de grande instabilidade. A Proteção Civil também já emitiu avisos.
Vem aí muita chuva.

Tal como a NiT já tinha noticiado, esta semana vai trazer chuva que pode ser forte, vento e trovoadas. O motivo é a aproximação a Portugal continental de uma depressão com expressão em altitude, à qual estão associadas massas de ar tropicais, instáveis e com elevados conteúdos em vapor de água.

Esta segunda-feira, 13 de setembro, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera atualizou a informação e colocou mesmo 12 distritos de Portugal em aviso laranja até às 15 horas, por causa do agravamento do estado do tempo. Nos casos de Lisboa, Leiria e Setúbal, o alerta laranja está relacionado com trovoadas e precipitação fortes (no caso da chuva, até às 12h); sendo nos restantes devido apenas a trovoadas.

De qualquer forma, aguaceiros, por vezes fortes, de granizo e acompanhados de rajadas de vento, trovoadas, precipitações que podem elevar risco de cheias rápidas são algumas das previsões para  praticamente todo o País esta segunda-feira.

Mesmo quando os avisos laranjas passarem, ficam amarelos até pelo menos dia 15. A situação já justificou mesmo um alerta da Proteção Civil para o perigo de inundações em áreas urbanas, sobretudo em Lisboa e Setúbal.

 

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT