Na cidade

Chuva intensa provoca inundações no Alentejo — as imagens são assustadoras

Os registos mostram um “mar de lama” que arrastou cadeiras, vasos e até carros. Também houve ocorrência de cheias no norte.
Fotografia: Dorinda Faquinéu

O mau tempo previsto para esta sexta-feira, 28 de junho, deixou marcas de norte a sul por País. As previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) indicavam aguaceiros fortes, trovoada e até queda de granizo em várias cidades — que provocaram em inundações em todo o território. O resultado, registado em vídeos nas redes sociais, foram ruas alagadas, estradas cortadas e veículos arrastados.

A povoação de Brinches, no concelho de Serpa, em Beja, foi uma das mais afetadas. Na sequência da chuva forte, a população da localidade alentejana assistiu a um verdadeiro “mar de lama”, como mostram algumas publicações na rede social X (antigo Twitter).

Segundo a estação local, Meteo Alentejano, acumularam-se 140 litros por metro quadrado em menos de duas horas. O cenário foi descrito como “muito complicado” e com “inundações graves” pela página Meteo Trás-os-Montes, conhecida pela divulgação de informação sobre fenómenos meteorológicos por todo o País.

Num dos vídeos partilhado no Facebook, um utilizador mostra uma fila de carros no meio de cheias, já com as autoridades presentes no local. Uma mulher revelou que estava “tudo debaixo de água” e não era possível circular devido às viaturas arrastadas pela estrada.

Outros objetos empurrados pelo “mar de lama” incluem cadeiras, chapéus de sol ou vasos, como mostram imagens partilhadas na página Metro Trás-os-Montes.

O cenário foi semelhante em Chaves, onde choveu torrencialmente, e em Sabrosa (Vila Real), onde houve registo de cheias. Em Lamego, Viseu, havia inundações em vários locais por volta das 16h30, segundo os Bombeiros Voluntários. No entanto, a situação acalmou.

A precipitação vai continuar em todo o País este sábado, 29 de junho, embora com menos intensidade, segundo o IPMA.  A partir de domingo, 30 de junho, preveem-se melhorias, uma vez que a possibilidade de ocorrência de precipitação reduz drasticamente. 

O IPMA emitiu também aviso amarelo para os distritos de Viana do Castelo, Aveiro, Coimbra, Évora, Guarda, Setúbal, Santarém, Lisboa, Leiria, Castelo Branco, Portalegre, Beja e Faro. Tudo devido a uma “depressão, com expressão em altitude, centrada a oeste da Península Ibérica”.

“A situação meteorológica mais adversa é esperada para o fim de semana, altura em que se prevê a possibilidade de ocorrer um episódio mais significativo de trovoadas intensas e ainda mais generalizadas”, informa o IPMA.

 

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT