Na cidade

Chuva pode provocar cheias, inundações e deslizamentos de terra nesta segunda-feira

A Proteção Civil emitiu um aviso de alerta à população devido às previsões de precipitação e vento.
Não se esqueça do guarda-chuva.

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) anunciou que, nas próximas horas, são esperados “períodos de chuva ou aguaceiros fracos”, que podem aumentar de intensidade e frequência sobretudo na região sul no final da tarde. Esta previsão das condições climatéricas levou a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil a emitir um aviso de alerta à população, válido até segunda-feira, 5 de dezembro.

Devido às previsões de precipitação e vento, no sul do País, a Proteção Civil alerta para a possibilidade de inundações em zonas urbanas, cheias e deslizamentos de terras. Para segunda-feira, o IPMA prevê “períodos de chuva ou aguaceiros, mais frequentes e intensos na região sul, com possibilidade de ocorrência de trovoada”.

Também na região sul, o vento será forte nas terras altas, com rajadas até aos 70 quilómetros por hora até ao meio da tarde. A precipitação mais intensa deverá ocorrer entre a meia-noite e as 15 horas do dia 5 de dezembro, nos distritos de Faro e Beja, “assim como a possibilidade da ocorrência de fenómenos extremos de vento”, alerta a Proteção Civil.

Ter cuidado na circulação e permanência junto de áreas arborizadas, bem como na circulação junto a zonas ribeirinhas mais vulneráveis, são alguns dos conselhos da Proteção Civil. Durante os próximos dias, deve ainda evitar atravessar zonas inundadas e ter uma condução defensiva.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT