As celebrações de Halloween, esta quinta-feira, 31 de outubro, e o feriado do Dia de Todos os Santos, a 1 de novembro, vão ser marcados por um tempo frio e instável. O cenário vai ser condicionado pela depressão isolada em altitude, também conhecida como gota fria, que afetou fortemente Espanha nas últimas 24 horas.
Se em regiões como a de Valência se registou chuva torrencial, muito granizo e até trovoadas, este cenário também se irá fazer sentir em Portugal. Até ao fim de semana, esperam-se dias com elevada queda de precipitação, temperaturas muito baixas e alguma trovoada.
A antecipar o mau tempo, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou esta quarta-feira, dia 30, vários distritos sob aviso amarelo, devido à previsão de aguaceiros. São eles Porto, Aveiro, Viseu, Guarda, Coimbra, Leiria, Santarém, Castelo Branco, Portalegre e Évora.
No dia e noite de Halloween, o alerta continua a aplicar-se a sete deles até à meia noite — Viseu, Guarda, Castelo Branco, Portalegre, Évora, Beja e Faro — devido à previsão de chuvas fortes, potencialmente acompanhadas de trovoada, o que pode levar à ocorrência do fenómeno chuva de lama.
Além da descida gradual das temperaturas, antecipa-se a emissão de novos avisos para o feriado desta sexta-feira, 1 de novembro, de acordo com o “Meteored”. Segundo as previsões, deve chover tanto de manhã, como de tarde, de norte a sul do País, com maior incidência nas regiões do interior.