Na cidade

Chuva ainda deve ficar a semana toda — mas depois vêm dias com mais de 30 graus

As temperaturas vão começar a subir no final de semana e há distritos que, a avaliar pelas previsões, chegarão aos 32 graus.
Pode passar do guarda chuva para o guarda sol.

O País começou a semana chuvoso de norte a sul e, ao contrário do que estava inicialmente previsto, a situação deverá continuar até ao final da semana. Mas há pelo menos duas boas notícias, sobretudo para aqueles que já só sonham com ar livre, jardins, quem sabe praia e as já reabertas esplanadas.

A primeira é que o dia mais complicado em termos de precipitação terá mesmo sido esta segunda-feira. De acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), na terça-feira a chuva deverá concentrar-se mais a norte e na quarta, dia 12, voltam os aguaceiros a praticamente todo o País, com exceção do Alentejo e Algarve, mas já com menor quantidade de precipitação.

Até sexta-feira a situação deverá ser bastante semelhante: chuva mais a norte, aguaceiros no Centro e na região de Lisboa. Mas no fim de semana o tempo começa a mudar. Sábado já há sol com exceção do norte e, segundo as previsões atuais, domingo será um dia de verão. Nesse dia espera-se atualmente céu pouco nublado ou limpo e temperaturas máximas de 25 graus em Braga e Coimbra, 28 em Castelo Branco, 27 em Lisboa, 29 em Setúbal, 30 em Faro e Santarém.

Évora deverá mesmo chegar aos 31 graus e Beja a uma máxima de 32 graus Celsius. Estas são as previsões atuais e com alguma distância, que ainda poderão por isso sofrer ajustes; mas que apontam ainda para uma continuação do tempo quente, ainda que uns graus abaixo daqueles esperados domingo, no início da próxima semana. 

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT